Na Lapa, Paróquia Santo Alberto Magno promove mutirão da saúde

A Paróquia Santo Alberto Magno, no Jardim Bonfiglioli, Setor Butantã, realizou em 16 de dezembro um Mutirão da Saúde, uma parceria entre a equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde Butantã e o Ponto de Economia Solidária, Comércio Justo, Cooperativismo Social e Cultura do Butantã, que por meio de um trabalho voluntário, ofereceram atendimento gratuito às pessoas.

A iniciativa faz parte do que é previsto nos Eixos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS), criado no contexto histórico da reforma sanitária e da luta antimanicomial na década de 1980.

A novidade deste evento foi trazer para as ações o princípio de Integralidade do SUS nas feiras. Conciliando ações voltadas para a prevenção de doenças e dos possíveis sintomas, o objetivo foi promover a saúde, de forma a potencializar os aspectos preservados da pessoa e focar a ampliação de trocas afetivas psicossociais.

Além da aferição da pressão arterial e aplicação de teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C, também foram oferecidas vacinas contra tétano e COVID-19.

Texto: Benigno Naveira, com a colaboração de Ariádine Beneton de Campos

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários