No Labô da PUC-SP, Dom Odilo fala das propostas do sínodo arquidiocesano

Na segunda-feira, 30 de outubro, o Cardeal Odilo Pedro Scherer participou de um evento on-line sobre a Carta Pastoral e Propostas Sinodais do 1º sínodo arquidiocesano de São Paulo, na plataforma digital do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia (Labô) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O evento foi organizado pelo grupo de pesquisa Arte Sacra Contemporânea: História e Religião, coordenado pela professora Wilma Tommaso e pelo Padre Diego William dos Santos.

O Arcebispo de São Paulo explicou o significado do conceito “sínodo”, palavra de origem grega, que significa “caminhar juntos” e constitui a natureza da Igreja desde a sua origem. Esse termo também designa o organismo eclesiástico consultivo do Papa, o Sínodo dos Bispos, cuja recente assembleia, realizada no Vaticano, tratou justamente do tema da Igreja sinodal.

O Cardeal acrescentou que a proposta da realização de um sínodo arquidiocesano, ocorrido entre 2017 e 2023, nasceu com o propósito de refletir sobre a presença e missão da Igreja Católica na cidade, olhando para sua própria realidade e se perguntando sobre o quanto sua organização pastoral e administrativa correspondiam aos desafios atuais da sociedade.

INDICAÇÕES PASTORAIS

Como resultado desse processo, iniciado na base das paróquias, passando pelas reflexões nas regiões episcopais, vicariatos ambientais e a assembleia arquidiocesana, foram elaboradas propostas contidas na carta pastoral.

Na primeira parte da carta, Dom Odilo compartilha as suas impressões, dando 14 indicações a partir das percepções do Sínodo, sobre onde é necessário se investir mais na evangelização. Dessas indicações, o Cardeal salientou a necessidade de crescer na comunhão eclesial, no senso de pertença à Igreja; de haver uma verdadeira conversão e renovação missionária, que vá ao encontro daqueles católicos que não participam da vida eclesial; valorizar o domingo; renovar e aprimorar a Catequese para que a Iniciação à Vida Cristã continue; promover uma comunicação evangelizadora e valorizar a família como Igreja doméstica.

Neste momento, a Arquidiocese está na fase de recepção do sínodo, em ações de implementação das propostas. O Arcebispo informou, ainda, que no próximo ano será elaborado um projeto pastoral a partir do sínodo.

Por fim, Dom Odilo recomentou a leitura da Carta Pastoral e enfatizou que “mais do que ações pontuais, precisamos pensar em processos que desencadeiem iniciativas e frutos em médio e longo prazo”.

A Carta Pastoral com as propostas sinodais está disponível em: https://tinyurl.com/ytu7ozyk.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários