Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Pela primeira vez na América Latina, ‘Coro da Capela Sistina’ se apresenta na Sé

Fiéis lotaram a Catedral para acompanhar a missa e o concerto do coro responsável pela música das principais celebrações pontifícias

f
Luciney Martins/O SÃO PAULO

A Catedral da Sé ficou completamente lotada no domingo, 5, para acolher a celebração da missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, animada liturgicamente pela Cappella Musicale Pontificia “Sistina”, coro responsável pela música das principais celebrações presididas pelo Papa no Vaticano. Ao término da missa, o conjunto apresentou um concerto aberto ao público, proporcionando aos fiéis e apreciadores da música sacra uma experiência de fé, cultura e tradição.

Pela primeira vez em seus cerca de 600 anos de história, o “Coro da Capela Sistina”, como é popularmente conhecido, realiza uma turnê pela América Latina. A apresentação na Catedral da Sé marcou um dos momentos centrais dessa visita ao Brasil, promovida no contexto das comemorações dos 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé.

Pela primeira vez na América Latina, ‘Coro da Capela Sistina’ se apresenta na Sé - Jornal O São Paulo

MAESTRO BRASILEIRO

Na saudação ao final da celebração, Dom Odilo manifestou a alegria de receber, em São Paulo, o coro que habitualmente canta nas missas presididas pelo Santo Padre na Basílica de São Pedro. O Arcebispo também ressaltou o vínculo especial da cidade com o grupo, cujo diretor musical, Monsenhor Marcos Pavan, é paulistano.

Dom Odilo recordou que Monsenhor Pavan, sacerdote originário do clero da Diocese de Campo Limpo, iniciou sua trajetória musical em São Paulo como cantor lírico, estudou na capital paulista e, posteriormente, foi para Roma, onde hoje dirige a Cappella Musicale Pontificia “Sistina”. “Quando vocês assistem à missa do Papa pela televisão, na Basílica de São Pedro, são eles que estão cantando lá; portanto, hoje nos sentimos um pouco como na Basílica de São Pedro também”, afirmou.

Sob a regência de Monsenhor Pavan, o coro apresentou obras do canto gregoriano, da polifonia renascentista – com composições de Giovanni Pierluigi da Palestrina e Tomás Luis de Victoria – e peças dos séculos XIX e XX.

Pela primeira vez na América Latina, ‘Coro da Capela Sistina’ se apresenta na Sé - Jornal O São Paulo

CANTO BRASILEIRO

Um dos momentos mais marcantes foi a execução, em português, da obra “Alegrai-vos”, do Padre José Weber, um dos principais compositores da música litúrgica brasileira contemporânea. A interpretação contou com a presença do próprio compositor na Catedral da Sé.

A turnê também reúne o cantor brasileiro Alessio D’Aniello, natural de Araxá (MG), primeiro brasileiro a integrar o coro pontifício. Segundo ele, a preparação da obra de Padre Weber mobilizou adultos e crianças do conjunto, que receberam orientações específicas para a correta pronúncia do português.

Pela primeira vez na América Latina, ‘Coro da Capela Sistina’ se apresenta na Sé - Jornal O São Paulo

MÚSICA SACRA 

Em entrevista concedida por ocasião da turnê, Monsenhor Marcos Pavan destacou que o propósito do coro vai além do serviço prestado às celebrações do Papa. “A missão primordial do coro é cantar nas celebrações do Papa, mas também difundir a música sacra, o patrimônio musical da Igreja no mundo. É um modo também de evangelizar”, afirmou. Para o Sacerdote, trazer o conjunto ao Brasil representa “uma alegria muito grande”, especialmente por encontrar “um povo tão acolhedor, tão cristão e tão sedento de coisas bonitas, de música boa e de liturgia bem celebrada”.

O CORO

Considerada a instituição coral mais antiga do mundo em atividade, a Cappella Musicale Pontificia “Sistina” tem suas origens entre os séculos VI e VII e foi reorganizada pelo Papa Sisto IV, em 1471. Desde então, tornou-se referência da música sacra ocidental e permanece a serviço das celebrações pontifícias na Basílica de São Pedro e na Capela Sistina.

Pela primeira vez na América Latina, ‘Coro da Capela Sistina’ se apresenta na Sé - Jornal O São Paulo

A instituição mantém uma tradicional escola de formação vinculada ao Vaticano para os Pueri Cantores, meninos entre 8 e 13 anos que recebem formação acadêmica, musical e religiosa. Dos cerca de 60 alunos, parte já integra o coro, enquanto os demais se preparam para ingressar no conjunto ou permanecem na escola até concluírem o ciclo de estudos. 

PROGRAMAÇÃO

Antes de chegar à Catedral da Sé, a Cappella Musicale Pontificia “Sistina” iniciou sua turnê brasileira com um concerto na Catedral Metropolitana de Campinas (SP) e uma apresentação no Sesc Pinheiros, em São Paulo, no sábado, 4. Após a passagem pela capital paulista, o conjunto prossegue para Curitiba (PR), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ).

Pela primeira vez na América Latina, ‘Coro da Capela Sistina’ se apresenta na Sé - Jornal O São Paulo

A programação inclui ainda um concerto comemorativo dos 80 anos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Teatro Tuca, em apresentação exclusiva para convidados, e será encerrada na Sala São Paulo, no dia 14, às 20h30. Com entrada gratuita, os ingressos para este concerto estão disponíveis desde o dia 7, pelos canais oficiais da Sala São Paulo.

Deixe um comentário