Publicado o Diretório para a Formação Presbiteral da Arquidiocese

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Outro fruto do 1º sínodo arquidiocesano de São Paulo foi a revisão e adequação do Diretório de Formação Presbiteral da Arquidiocese.

Na apresentação deste novo diretório, Dom Odilo Pedro Scherer destacou a importância da formação esmerada dos sacerdotes para que se “tornem aptos a serem ministros de Cristo”, que possam desempenhar sacramentalmente o “encargo de representar a Cristo em relação à comunidade dos fiéis, para servi-la em nome dele, com as disposições e os sentimentos de Cristo.”

O diretório, atualizado de acordo com as normativas da Igreja sobre a formação sacerdotal, expressas no Direito Canônico e em outros documentos do Magistério Pontifício e Episcopal, busca apresentar um caminho de formação presbiteral, gradual e progressivo, que tem como objetivo formar novos presbíteros que “serão chamados a dedicar-se com toda força e por toda a vida ao Ministério de ensinar, santificar e guiar o povo de Deus”, segundo os objetivos apresentados no documento.

Além de apresentar as normativas para a organização e vivência da formação presbiteral na Arquidiocese de São Paulo, o novo diretório traça um percurso formativo que deve guiar cada um dos candidatos aos sacerdócio durante seu tempo de discernimento e preparação.

Tal caminho de formação presbiteral inicial contempla um percurso que perpassa quatro etapas: a do Discernimento Vocacional, realizado na Pastoral Vocacional e no Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Assunção; a etapa do do Discipulado, realizado no Seminário de Filosofia Santo Cura d’Ars; a etapa da Configuração, realizada no Seminário de Teologia Bom Pastor.

DISCERNIMENTO VOCACIONAL

Uma novidade deste novo diretório de formação é a introdução da Pastoral Vocacional no percurso de formação presbiteral da Arquidiocese. Essa etapa busca acolher, acompanhar e ajudar o candidato a discernir seu chamado ao sacerdócio.

Já admitido ao Seminário Propedêutico, a etapa do discernimento vocacional visa a ajudar o candidato a ter uma vida espiritual sólida, com um maior conhecimento de si e da doutrina cristã, essenciais para um verdadeiro discernir da vontade de Deus. Nessa etapa, ainda, procura-se aprofundar as questões referentes à Iniciação à Vida Cristã, com o estudo aprofundado do Catecismo da Igreja Católica.

DISCIPULADO

Sendo aprovado para o ingresso no Seminário Maior, essa etapa da formação é orientada para alimentar e sustentar a comunhão com Deus e com os irmãos, na amizade verdadeira com Jesus Bom Pastor e em uma real atitude de docilidade ao Espírito Santo. Cada seminarista também é chamado a atingir uma sólida competência no âmbito filosófico e, ainda, fomentar em seus corações a mesma compaixão e generosidade pela causa do Reino de Deus.

CONFIGURAÇÃO

Realizada no Seminário de Teologia Bom Pastor, a etapa da configuração se caracteriza pelo aprofundamento no sentido de pertença à Igreja e ao sacerdócio ministerial de Cristo, Bom Pastor; também tem como característica o aprimoramento da relação entre fé e razão com o estudo da Teologia, bem como o aprofundamento do ser ministerial, do apostolado e da missionariedade na Arquidiocese de São Paulo. Tal apostolado se exercitará de modo especial no estágio pastoral dos diáconos, que se colocam à disposição para exercitar-se na caridade pastoral e crescer na assimilação pessoal das atitudes de Cristo Bom Pastor.

PERSEVERANÇA

Além dessas etapas, foi incluído no Diretório de Formação a Etapa do Serviço Sacerdotal e da Perseverança, em que cada presbítero é chamado a formar-se permanentemente no sacerdócio, diante dos desafios do mundo contemporâneo. “Considerando a etapa do seminário como formação inicial, a formação permanente se apresenta como uma oportunidade de ‘voltar ao primeiro amor’. Assim, esse momento que na verdade dura toda a vida, será sempre um voltar à Fonte que é Cristo”, diz o Diretório.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários