Que Nossa Senhora Aparecida nos ensine a viver os chamados à vocação

Afirmou o Cardeal Scherer na missa da 122a Romaria Arquidiocesana a Aparecida, realizada no domingo, 7

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Mantendo uma tradição de 122 anos, a Arquidiocese de São Paulo foi em romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no domingo, 7.

Romeiros de diferentes paróquias da Arquidiocese participaram da missa das 10h, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, e concelebrada pelos sete bispos auxiliares de São Paulo e o clero arquidiocesano.

“Somos uma grande família na casa da Mãe, hoje reunidos para o encontro com o Pai, no domingo, o dia do Senhor”, disse Dom Odilo, ao saudar os romeiros da Arquidiocese e de diferentes partes do País que foram ao Santuário Nacional.

VIVER BEM A PRÓPRIA VOCAÇÃO

Na homilia, aludindo ao tema desta 122a romaria – “Com Maria, vivamos a nossa vocação” –, o Arcebispo disse que a Arquidiocese de São Paulo foi a Aparecida para pedir a Nossa Senhora, “a vocacionada por excelência, que acolheu e viveu bem a sua vocação” que a todos ensine a dizer o sim a Deus nas mais diferentes vocações.

Este “sim” a Deus ocorre nas famílias, seja com os jovens casais que se unem em Matrimônio para formar novas famílias, seja pelos casados que perseveram na vivencia deste sacramento, zelando pelos filhos, por sua educação e pela transmissão da fé às novas gerações.

O Arcebispo Metropolitano lembrou que os batizados são chamados a viver a própria vocação no cotidiano, sendo “um povo sacerdotal, que santifica não só a sua vida, mas também a vida do mundo. Por isso, seu trabalho, suas responsabilidades sociais e públicas são também um chamado de Deus. Cada batizado, cada cristão, é chamado por Deus a ser testemunha do Reino de Deus e testemunha do Evangelho de Jesus”.

Dom Odilo recordou, ainda, as vocações próprias dos ministros ordenados, das religiosas e religiosos consagrados e dos leigos que abraçam os muitos serviços e ministérios na Igreja.

“Que Nossa Senhora Aparecida nos ensine a dizer sim, com generosidade, e a viver estes chamados com grande doação e alegria, como ela viveu”, exortou.

GRATIDÃO PELA VIDA E PELO SÍNODO

Ainda na homilia, Dom Odilo disse que a Romaria Arquidiocesana deste ano também é em ação de graças pela saúde, pela preservação da vida e pela superação da pandemia de COVID-19.

Ele também a agradeceu a intercessão e ajuda materna de Nossa Senhora na realização do 1o sínodo arquidiocesano, e colocou nas mãos de Maria os propósitos e preocupações que foram apresentados no sínodo e que agora serão trabalhados na etapa pós-sinodal, a fim de que a Igreja em São Paulo “viva verdadeiramente a comunhão, conversão e renovação missionária em todas as suas dimensões”, para, assim, responder o chamado à evangelização na grande metrópole.

A CAMINHO DA GRANDE META

Ao comentar a liturgia do 5o Domingo da Páscoa, Dom Odilo exortou que os fiéis estejam sempre atentos para que não percam a grande meta da vida: alcançar a herança eterna, o céu, a vida feliz com Deus para sempre.

Para isso – lembrou o Arcebispo de São Paulo – cada pessoa deve viver de modo fiel as promessas batismais, jamais perder o contato com o Cristo Ressuscitado e com a comunidade na Igreja – na vida de fé com os irmãos e na mesma fé testemunhada pelos santos e os apóstolos –; bem como crer com a Igreja, ou seja, em comunhão com aquilo que crê toda a comunidade eclesial.

“Etapa por etapa, vamos alimentando a nossa fé, a nossa coragem, até chegarmos à meta. Na peregrinação da nossa vida, sabemos a meta e o caminho. Não é qualquer caminho. Não percamos a meta da peregrinação da nossa vida. Nossa Senhora, nossa Mãe querida, nos ampara, nos ajuda, para que não nos percamos nos caminhos da vida e sigamos, com firmeza e alegria, a Jesus, o caminho, verdade e vida”, enfatizou.

Após a comunhão, Dom Odilo rezou a oração de consagração a Nossa Senhora Aparecida, e antes da bênção final agradeceu aos padres Redentoristas pela acolhida no Santuário Nacional e a todos os fiéis que lá estiveram em romaria.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO O SÃO PAULO

FOTOS NAS REDES SOCIAIS: @jornalosaopaulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários