São Paulo Schola Cantorum e PUC-SP promovem curso sobre música litúrgica para paróquias e comunidades

Divulgação

Estão abertas as inscrições para o curso on-line de extensão “Música Litúrgica – Advento e Natal: Um coro em toda comunidade”, promovido pela São Paulo Schola Cantorum, em parceria com a Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entre os dias 17 e 19 de novembro.

O curso, destinado aos leigos e ministros da Palavra, músicos, cantores e salmistas; clérigos, agentes de pastoral e demais interessados de todo o Brasil, tem o objetivo de auxiliar as comunidades católicas a estruturarem e aperfeiçoarem a sua atividade musical litúrgica.

A formação pretende, ainda, estimular a cultura coral nas paróquias e comunidades, oferecendo ferramentas técnicas, teóricas e práticas para a criação de novos coros litúrgicos e aprimoramento dos já existentes.

Considerando o início do novo ano litúrgico, pretende-se apresentar um método técnico musical a partir do repertório musical do Advento para o fomento de lideranças, regentes, cantores e instrumentistas habilitados na promoção do canto da assembleia sob o suporte do coro e dos instrumentos.

LEIA TAMBÉM:
Pela música litúrgica, canta-se o mistério da fé do povo de Deus

DOCENTES

O curso será aberto pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Grão-chanceler da PUC-SP e terá como professores:

Maestro Delphim Rezende Porto, organista, cravista e regente, doutor em Musicologia pela ECA-USP e, desde 2019, é diretor de música da Catedral da Sé de São Paulo.

Regiane Martinez, cantora, preparadora vocal, regente e professora de canto com mais de 20 anos de experiência no Brasil e exterior. Soprano no Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e co-fundadora da São Paulo Schola Cantorum.

Padre José Henrique Weber, Sacerdote da Congregação dos Missionários do Verbo Divino. Formado em Música pelo Pontifício Instituto de Música Sacra em Roma, com ênfase em canto gregoriano e composição, é também especialista em Música pelo Institut Catholique de Paris, na França. Entre 1967 e 1983, foi Assessor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Compositor litúrgico, atualmente, dedica-se à atividade musical da Catedral da Sé e à composição de novas músicas para as antífonas do Missal Romano.

Baixe o folder de divulgação

CONTEÚDO

A programação do curso conta com:

– Repertório musical de Advento e Natal favorável ao povo e ao Coro;

– A escola do salmista: técnica vocal da música litúrgica;

– Como ensaiar a música de uma liturgia (preparação remota, próxima e imediata);

– O Método Centone para o canto litúrgico para assembleia, coro e instrumentos.

Serão oferecidos:

– Acesso a maior biblioteca de música litúrgica para assembleia e coro do País;

– Certificado de conclusão de curso pela Faculdade de Teologia da PUC-SP;

– Corpo docente de excelência;

– Acesso a materiais sobre técnica vocal, estratégia de ensaio e implementação de repertório litúrgico;

– Acesso a um grupo exclusivo no WhatsApp.

Inscrições E INFORMAÇÕES

O curso acontece nos dias 17 e 18 de novembro, das 20h às 22h, e dia 19, das 14h às 16h. As palestras ficarão gravadas para os inscritos e podem ser assistidas até o final do mês de novembro para a emissão do certificado da Faculdade de Teologia da PUC-SP.

O investimento para realização do curso completo, incluindo a inscrição, é de R$ 25,00.

Para inscrições e outras informações, acesse o site: http://liturgiacatolica.com.br/cursos.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários