São Paulo tem presépios a céu aberto, música e arte às vésperas do Natal

Entre as luzes e os enfeites especiais dos espaços públicos nesta época do ano e em meio aos muitos sons da cidade, o verdadeiro sentido do Natal resiste: o nas­cimento do Menino Jesus, e a partir dele se multiplicam os bons ideais desta épo­ca do ano: paz, união e convivência em família. A seguir, veja algumas das pro­gramações de Natal na capital paulista.

Divulgação/ Prefeitura Municial de São Paulo

FESTIVAL DE NATAL DE SÃO PAULO
“A magia está por toda a cidade” é o tema da 6ª edição do Festival de Natal de São Paulo, promovido pela Prefeitura.

Um concerto natalino na Catedral da Sé com a Orquestra Sinfônica de He­liópolis, seguida da inauguração da Vila de Natal na Praça da Sé, abriu o Festival de Natal, no dia 14. Além desta, há ou­tras três Vilas de Natal: na Praça Dilva Gomes Martins, próximo ao Metrô Ita­quera, na zona Leste; no estacionamento do Banco de Alimentos, na Vila Maria, na zona Norte; e no Parque da Água Es­praiada, na Vila Paulista, na zona Sul.

Cada vila estará montada até o dia 25 e conta com decoração temática, que inclui presépio, árvore de Natal, casa do Papai Noel, pista de patinação, praça de alimentação com food trucks, e palco para apresentações musicais. A entrada é gratuita.

Na região central, quem atravessar o icônico Viaduto do Chá vai se deparar com duas grandes instalações tecnológi­cas. Uma delas é a árvore de Natal em frente ao prédio da Prefeitura, com dife­rentes projeções em LED.

Ainda no centro histórico de São Paulo, o público poderá acompanhar uma grande execução artística que acontecerá duas vezes por dia: um espe­táculo de balé vertical com acrobacias aéreas na fachada do Edifício Matara­zzo, finalizando em uma formação de presépio vivo. Em seguida, os artistas performam a procissão dos três Reis Magos pelas ruas a partir do Viaduto do Chá, no Reisado Elétrico, com diversos bonecos iluminados com tecnologia de LED. No perímetro formado pelas Ruas Boa Vista, Líbero Badaró e Ben­jamin Constant, haverá um corredor com linhas aéreas iluminadas. O Largo do Café terá Papai Noel e árvores gigan­tes, além de neve artificial. Na Praça do Patriarca, presépios, trenós e símbolos natalinos serão apresentados.

A programação pode ser vista em: https://festivaldenatal.prefeitura.sp.gov.br.

Parte das atividades é feita em parce­ria com a Associação Comercial de São Paulo, por meio da iniciativa “Natal Ilu­minado 2023”.

Divulgação/Urbia Parques

NO IBIRAPUERA E NA AVENIDA PAULISTA
Dois pontos famosos da cidade também estão iluminados e ornamen­tados de modo especial neste Natal. A Avenida Paulista, por meio da iniciati­va “Natal Iluminado na Paulista 2023”, que prossegue até 27 de dezembro; e o “Natal no Parque Ibirapuera”, com di­ferentes atrações, incluindo a árvore de Natal com 57 metros de altura, a maior da cidade, que ficará montada até 7 de janeiro. Também haverá um espetáculo de animação projetada na fonte do Lago do parque, acompanhadas de mensa­gens transmitidas com uma trilha so­nora original, inspirada nas tradicionais canções natalinas

Luciney Martins/O SÃO PAULO

34ª EXPOSIÇÃO FRANCISCANA PERMANENTE DE PRESÉPIOS
Aberta no dia 3, no Convento e San­tuário São Francisco, no centro de São Paulo, a 34a Exposição Franciscana Per­manente de Presépios desta vez é ainda mais especial, por ocasião dos 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis.

O tema desta edição é “Belém é aqui” e estão sendo expostos 32 presépios, pro­venientes de países como Bolívia, Peru, China, Itália, Israel e de diversas regiões do Brasil. “O que temos no presépio é o encantamento de São Francisco pela humanidade de Deus, a partir da figura do Menino Jesus”, afirmou Frei Mário Tagliari, Pároco e Reitor do Convento e Santuário São Francisco, em entrevista ao O SÃO PAULO, cuja íntegra pode ser lida aqui.

A exposição prossegue até novembro de 2024, aos sábados, das 9h às 15h; e do­mingos, das 9h às 12h. Para outros ho­rários, somente mediante agendamento: (11) 99546-2500 e (11) 3291-2400. O Convento e Santuário São Francisco está localizado no Largo São Francisco, 133, Centro.

Divulgação/MAS-SP

AS TRADIÇÕES DOS PRESÉPIOS NO MUSEU DE ARTE SACRA
Confeccionados em diferentes ma­teriais, formas e tamanhos, 93 conjuntos de presépios estão expostos pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Iniciadas no dia 2, as exposições “As Tradições nos Presépios do Mu­seu de Arte Sacra de São Paulo”, na sede da instituição, e “A Tradição Paulista de Presépios”, na Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes, podem ser vistas até 7 de janeiro de 2024. “A tradição da montagem de presé­pios varia conforme cada país, e de re­gião para região brasileira, com várias maneiras de representar e ambientalizar o nascimento de Cristo, tanto pela for­ma, desenho ou disposição dos persona­gens quanto pela escolha dos materiais para constituir a estrutura dessas perso­nagens”, detalhou o museólogo Ramon Vieira, coordenador das exposições, em reportagem que pode ser lida no aqui.

Divulgação/Arsenal da Esperança

FALASARTES E A MÁQUINA DOS SONHOS
O Arsenal da Esperança, entidade católica que acolhe diariamente 1,2 mil homens em situação de rua, pro­move de 19 a 22 de dezembro o espe­táculo teatral ‘Falasartes e a Máquina dos Sonhos’.

Falasartes é um palhaço meio místi­co, e a máquina dos sonhos, uma kombi azul que tem como combustível a luz das estrelas. Juntos, eles conversam com as pessoas sobre seus sonhos mais profun­dos e a viabilidade para realizá-los.

A peça teatral conta com a encena­ção dos atendidos pela instituição, além de profissionais renomados do teatro, música e circo.

As apresentações serão de 19 a 21 de dezembro, no pátio do Arsenal da Esperança (Rua Dr. Almeida Lima, 900 – Mooca), às 20h.
No dia 22, o espetácu­lo será apresentado no Teatro Itália (Av. Ipiranga, 344 – República). O ingresso para o espetáculo são 2kg de alimentos não perecíveis.

(Com apuração de Fernando Arthur)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários