Summer Beats DNJ 2023: um dia especial para a evangelização da juventude

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Jovens da Arquidiocese de São Paulo e de várias partes do Brasil se reuniram para um dia especial marcado por momentos de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, missa, acesso ao sacramento da Reconciliação e shows musicais com artistas como Adoração e Vida, Anjos de Resgate, Rosa de Saron, Colo de Deus, Fraternidade São João Paulo II, Naldo José, Davidson Silva, Frei Gilson entre outros.

Assim foi o festival Summer Beats DNJ 2023, realizado no domingo, 15, no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (Pama-SP), anexo ao aeroporto Campo de Marte, em Santana, na zona Norte da capital paulista.

O evento, promovido pelo Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo (Sejusp) em parceria com a produtora Summer Beats, marcou também as comemorações do Dia Nacional da Juventude (DNJ) e reuniu mais de 60 mil pessoas.

EXPRESSAR A FÉ

A atividade começou às 8h, com a oração do Terço, conduzida por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo e Referencial para o Setor Juventude na Arquidiocese, que em seguida presidiu a missa.

Ao O SÃO PAULO, o Bispo destacou que o evento é um momento que possibilita aos jovens expressar a fé por meio da oração, do encontro pessoal com Deus, além de viabilizar um profundo exame de consciência para despertar o desejo de reconciliação com Deus.

“Estamos aqui para mostrar ao mundo que os jovens amam a Deus, que querem seguir Jesus Cristo de perto; que amam o Papa, a Igreja, estão dispostos a contribuir para que o mundo seja melhor e estão abertos à reconciliação com Deus, consigo e com os irmãos”, afirmou.

Dom Carlos ressaltou que a Arquidiocese, em sintonia com as propostas do sínodo arquidiocesano, deseja estreitar os laços com a juventude que está sedenta de Deus.

“Jovens de todas as idades estão reunidos em grupos ou com suas famílias para celebrar a vida e a fé. Nosso compromisso como comunidade eclesial é apresentar Cristo e seu Evangelho para que estes possam pautar suas vidas na verdade e nos valores cristãos”, pontuou.

Durante o dia, enormes filas se formavam para as Confissões, que foram atendidas por diversos sacerdotes que se revezavam no local. Inclusive Dom Carlos Lema passou horas ouvindo Confissões.

Os jovens também puderam se recolher em oração diante de Jesus Eucarístico, que ficou exposto o tempo todo para adoração.

‘BATIDA’ DA FÉ

Antonio Cerqueira Junior é o criador do Summer Beats. Segundo ele, o evento surgiu em 2006 da inspiração e do desejo de evangelizar a juventude. “O evento nasceu na oração e tem o intuito de promover a fé. A motivação é atrair os jovens de todas as idades para Deus por meio da oração, adoração e shows”, disse, mencionando que uma das marcas registradas do evento são as caravanas com jovens de diversas partes do Brasil.

“Summer Beats significa ‘batida do verão’, mas, com nosso evento, queremos elucidar que a principal batida é a fé e a oração”, afirmou o idealizador, destacando que as experiências da atividade transcendem e se refletem na dinâmica pastoral das comunidades.

A banda Rosa de Saron, ao celebrar 35 anos de estrada, se apresentou no festival. “Somos impactados pela mensagem do Evangelho traduzida em nossas canções e que atravessam gerações. Os jovens de 35 anos atrás são os pais que hoje trazem seus filhos para cantar nossas músicas. Essa é a força da evangelização e o legado que confirma nossa missão de cantar a fé”, ressaltaram os artistas.

Padre Fabrício Mendes de Morais, do Setor Juventude da Arquidiocese, enfatizou: “Os jovens vêm aqui com sede de Deus e o Summer Beats DNJ é essa fonte de água viva que os sacia e os impulsiona”.

JOVENS UNIDOS

Luiz Carlos Gonçalves levou uma caravana de 40 pessoas da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, da cidade de Cambuí (MG). “Viajamos de ônibus por três horas para chegar ao evento. Estar aqui representa a união do nosso grupo de jovens paroquial que tem sede de Deus”, disse, revelando a expectativa do grupo para acompanhar a apresentação dos artistas católicos. “As canções traduzem a nossa fé por meio dos ensinamentos do Evangelho, unidos à realidade de alegrias e desafios enfrentados pelos jovens”, afirmou.

Cicera Sabino, 47, foi ao evento na companhia da filha, Lara Mirella, que muito insistiu para que fossem para participar da missa, da adoração ao Santíssimo e assistir aos shows. “Ver o gesto da minha filha de querer estar aqui é Deus agindo na nossa família. Eu rezo com minha filha todos os dias”, falou, emocionada.

Ana Julia Laurentino, 14, é da Paróquia Jesus no Horto das Oliveiras, na Região Santana. “Ver essa multidão de jovens reunida e a uma só voz ecoando a mensagem de Jesus e Maria é um testemunho que revigora a nossa fé”, comentou, já com voz rouca.

Tatiane Ferreira de Lima, 25, levou uma caravana de 30 pessoas da Paróquia São Francisco de Assis, de Suzano (SP). “Sair da nossa paróquia para conhecer novos jovens é uma riqueza que nos fortalece na caminhada eclesial e missionária”, disse.

ENCONTRO PESSOAL COM CRISTO

Eduardo Domingues Peixoto, 21, aguardou por duas horas na fila para se confessar. “Estava afastado de Deus e um amigo me convidou para vir ao Summer Beats. Durante a celebração, senti no coração o desejo de me aproximar, de retornar para Deus. Quero me abrir à graça de Deus para que Ele faça em mim morada”, falou.

Padre Alan Santos Leite, Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco Xavier, na Região Santana, foi um dos sacerdotes confessores. “A Confissão é o sacramento da esperança. Ver os jovens buscando este sacramento representa a semente do Evangelho germinando e produzindo frutos de paz, de vida nova em Deus”, afirmou.

De joelhos e em lágrimas diante do Santíssimo Sacramento, Gabriel da Silva, 16, agradecia a Deus o dom da conversão: “Estava afastado da Igreja, depois me tornei evangélico. E, recentemente, me converti e hoje sou católico. Não consigo entender como consegui ficar afastado de Jesus e Maria. Aqui é o meu lugar. Deus me escolheu e me resgatou à vida nova”.

Frei Gilson exortou os jovens ao encontro pessoal com Cristo. “Jovem, priorize Cristo na sua vida. O encontro pessoal com Jesus é transformador, permita-se encontrar e ser encontrado por Ele, que deve ser sua referência e guiar seus passos”, disse.

DEFENDER A VIDA

No evento, os jovens foram lembrados da importância da família e de que defendam a vida da concepção até o seu fim natural.

No palco, durante a participação de Frei Gilson, a Associação Amparo Maternal apresentou a campanha “Amparo pela Vida”. Lorenna Pirolo, diretora-presidente da instituição, mencionou que a entidade há 84 anos oferece abrigo e garante proteção integral a gestantes em situação de risco. “A juventude é protagonista e defender a vida e a família é responsabilidade e compromisso de todos. O aborto não é um direito; nascer e viver é”, destacou.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários