Monsenhor Marcos Pavan é nomeado maestro da Capela Sistina

Neste domingo, 22, data em que a Igreja recorda a memória de Santa Cecília, padroeira dos músicos, o Papa Francisco nomeou o Monsenhor Marcos Pavan como Maestro Diretor da Capela Musical Pontifícia da Capela Sistina. O Sacerdote brasileiro tem 58 anos e, desde julho de 2019, exercia este cargo interinamente.

Natural de São Paulo, Pavan graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), em 1985. Foi ordenado Sacerdote na Diocese de Campo Limpo em 1996. Realizou os estudos de Filosofia no então Centro de Estudos Superiores dos Legionários de Cristo e Teologia na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.

Formação musical

Seus estudos de piano, teoria musical, de técnica vocal, canto gregoriano, de direção de coral, bem como a sua atividade como concertista, junto com gravações para rádio e televisão, levaram o Sacerdote brasileiro a fazer parte da Capela Musical da Sistina em 1998, primeiro como assistente dos Pueri Cantores, e depois como diretor interino.

Desde 17 de janeiro, a Capela Musical integra o Serviço das Celebrações Litúrgicas papais, após o Motu proprio do Papa. Na ocasião, Francisco explicou que a decisão teve o objetivo de conservar e promover “o prestigioso patrimônio artístico-musical produzido ao longo dos séculos pela Capela”, considerada “um lugar de elevada expressão artística e litúrgica ao serviço das solenes celebrações dos Pontífices”.

(Fonte: Vatican Media)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários