Papa ao Celam: ‘Não deixemos de escutar o que o Espírito Santo nos sugere’

Papa com presidência do Celam, surane encontro em 2020 (foto: Vatican Media)

O Papa Francisco enviou uma mensagem à presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), em resposta à carta recebida dos participantes da 38ª Assembleia Geral Ordinária da entidade, realizada em maio.

Na correspondência, o Pontífice agradece “todas as atividades, projetos e ‘sonhos’ que estão tentando promover e realizar”. Esta semana, os membros da presidência do Celam estão reunidos no México para dar continuidade aos  trabalhos de restruturação desse organismo episcopal da América Latina e do Caribe. 

LEIA TAMBÉM:
Celam traça seus próximos passos na perspectiva da sinodalidade

Em assembleia extraordinária, Celam avança no processo de restruturação

Escuta

O Santo Padre insiste para que Celam não se esqueça da “escuta” que orienta o “processo de sinodalidade, ‘memória’ e ‘desafios’”, pedindo que não deixem de ouvir o que o Espírito Santo sugere.

Segundo o Papa Francisco, isso deve ser feito “colocando um ouvido na história de nossos povos, atento às raízes que nos sustentam, e outro no presente, ouvindo os gritos de nossos irmãos e irmãs”.

Sinais de ternura e misericórdia

O Bispo de Roma sublinhou, ainda, a necessidade de saber que “somos chamados a ser sinais e instrumentos da ternura e da misericórdia do Bom Pastor, que conforta e acompanha sobretudo quem sofre e foi golpeado nos seus afetos mais queridos”.

Por fim, como é costume em suas mensagens, Francisco pede que não se esqueçam de rezar por ele e invoca a proteção de jesus e da Virgem Maria ao “povo santo e fiel de Deus” confiado ao episcopado latino-americano.

Leia a íntegra da carta do Papa ao Celam (em espanhol):

(Com informações do Celam) 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários