Zeferino, o Mártir Cigano

O modo cigano de viver a fé teve início com Abraão e os nômades que o acompanhavam. Depois, prosseguiu com Moisés e os andarilhos do deserto. É uma fé que se foi “enraizando nas andanças” e chegou até os tempos atuais. A Igreja se preocupa com as pessoas que seguem … Leia mais

Ainda sobre a esperança…

No Tempo Pascal, os cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes, a Igreja celebra com alegria e exultação um tempo como se fosse um só dia de festa ou, como disse Santo Atanásio, “como se fosse um grande Domingo”. O túmulo vazio é a maior … Leia mais

De nossas batalhas quaresmais…

De repente, mais uma Quaresma. E, não mais que de repente, estamos na metade dela. A cada ano, vivenciamos este tempo de maneira diferente, pois também nós estamos “modificados”. Em Lc 10,38-42, quando Jesus visita Marta e Maria, o texto assegura: mais importante do que fazer as coisas, é fazê-las … Leia mais

Salvar almas: que grandioso empreendimento!

Temos, para melhor dinamismo da caminhada bíblica, três ciclos de anos litúrgicos. Eles vão imprimindo delineamentos próprios à liturgia de cada ano: Ano A, B e C. Em 2024 – Ano B – a predominância é a leitura do Evangelho segundo São Marcos. Esse evangelista corresponde a João Marcos, parente … Leia mais
presepios alemanha

O Natal como um tempo de graça

Com a vivência litúrgica do Advento, a Igreja nos convidou a um tempo de refle­xão profunda sobre a chegada do Filho de Deus. Ele veio para reatar a aliança entre o Criador e a criatura. Nos tempos idos, muitos profetas falaram do Messias e trou­xeram mensagens de paz, justiça e … Leia mais

Beber água na origem

A XX Jornada Mundial da Juventude aconteceu em Colônia, de 16 a 21 de agosto de 2005. Naquela edição, aconteceu a primeira viagem apostólica do Papa Bento XVI. A Jornada foi organizada por São João Paulo II, que havia falecido quatro meses antes da realização do evento, sendo, então, conduzido … Leia mais

Deus está neste lugar e eu não o sabia

Em assuntos de fé, as sementes lançadas atingem os corações que se deixam conduzir. Os pequeninos entendem, os humildes aceitam a salvação trazida por Jesus. Os corações de pedra pensam somente em cumprir preceitos e basta: não acreditam na misericórdia. Este é o drama da resistência à salvação. Cada um … Leia mais

A JMJ e a globalização da fé

Há dois mil anos que a fé católica – pelo destemor de missionários e um número infindável de mártires – começou a ser “globalizada”. Na JMJ Lisboa 2023, vendo as bandeiras que os jovens carregavam pelas ruas de várias cidades de Portugal, temos uma certeza comovente: nossa fé chegou aos … Leia mais

O medo não cala o Evangelho

Após transmitir Sua autoridade, Jesus fala dos sofrimentos que os discípulos deverão enfrentar. Ensina com particularidades que nos remetem ao nascimento da Igreja. Nas horas difíceis da perseguição, todos lembravam:   “Jesus nos avisou”! Podemos, assim, compreender melhor a exortação do   Evangelho: “não temais”, repetido três vezes. De fato, o … Leia mais

No ônibus de Abraão

Quando falamos de Simão Pedro e sua vocação, falamos da Igreja de Jesus Cristo. O Criador quis formar um povo que comungasse das coisas do Alto e O servisse. O pecado, porém, impediu que houvesse a comunhão sonhada no coração de Deus. Mas Ele não desistiu de nós: chamou Abraão … Leia mais