Ler a Bíblia do começo ao fim é necessário?

A pergunta acima foi enviada pela Maria Aparecida, da Vila Prudente. Minha irmã, é claro que você pode ler a Bíblia do começo ao fim. Eu penso, porém, que vale a pena começar pelos santos Evangelhos, pois eles nos trazem a Boa-Notícia de Jesus. Uma vez conhecido bem os quatro Evangelhos, uma vez criada a consciência da pessoa de Jesus, aí nós podemos, pouco a pouco, dar conta de como o Antigo Testamento prepara o Novo Testamento. 

Vamos percebendo, também, que Deus criou tudo o que existe e criou o homem à sua imagem e semelhança; que o pecado entrou no mundo pela desobediência de nossos primeiros pais; que ao ser expulso do paraíso Deus não desistiu do homem, não o abandonou a si mesmo e lhe promete um salvador; que, para preparar a vinda deste Salvador, formou um povo nascido de Abraão; que esse povo se tornou escravo no Egito, e Deus foi em seu socorro; que, ao libertar espetacularmente esse povo, Deus lhe deu sua lei para que ele nunca mais fosse escravo; que Deus conduziu esse povo pelo deserto à terra prometida; que, na terra prometida esse povo, quando caía na tentação de adorar os ídolos, era castigado e, no castigo, Deus lhe enviava juízes; que esse povo um dia quis ter seus reis; que diante da infidelidade desse povo, ele acabou escravo na Babilônia; que, na escravidão, Deus lhe enviou profetas que o sustentou na esperança... Que, quando chegou o tempo certo, Deus fez nascer seu filho de um resto fiel de Israel... 

Viu, Maria Aparecida? E tem mais, nós podemos rezar como rezava o povo do Antigo Testamento por meio dos 150 Salmos, e nos enriquecer com os livros sapienciais que revelam a sabedoria do povo que vivia da fé... 

Portanto, sugiro a você, primeiro, conhecer melhor a Jesus e, depois, descobrir que Jesus é mesmo aquele que foi prometido no Antigo Testamento e anunciado pelos profetas. 

Outra coisa, Maria Aparecida, encontre um grupo de pessoas e forme um círculo bíblico com elas e faça a leitura orante da Bíblia. Vocês escolhem um texto, que pode ser o Evangelho do domingo, o leem bem e o relacionam com outros textos conhecidos. Entendem bem o que Deus está dizendo para vocês. Perguntem o que o texto faz vocês dizerem a Deus e, a partir disso, orem por vocês e por todos. Fique com Deus, minha irmã! 

Deixe um comentário