Quem está no presbitério deve repetir os gestos do padre?

A Maria, de Guarulhos (SP), me enviou a seguinte pergunta: “Quando o padre faz alguns gestos durante a oração eucarística, todos os que estão no presbitério – cerimoniários, coroinhas, ministros extraordinários da Eucaristia e leitores – têm de fazer também?”

Maria, ministros extraordinários e coroinhas que estão no presbitério estão lá servindo a Deus e à comunidade. Como toda assembleia, eles participam da celebração em atitude de oração. Não cabe a eles ficar imitando os gestos do celebrante.

O que se espera dos ministros e dos coroinhas é uma atitude de respeito e profunda piedade: estar vestidos adequadamente, cruzar as pernas quando sentados, não ficar passeando de um lado para o outro, querer aparecer mais do que o celebrante, pois, se assim fizerem, mais atrapalharão do que ajudarão.

Enfim, que os ministros extraordinários não pensem que são mais importantes do que os outros. Não estão no presbitério para mostrar que são os tais e têm mais autoridade do que os outros. Vaidade e arrogância não ficam bem a ninguém, principalmente para quem assumiu um serviço aos irmãos de fé.

Crédito da foto: Cathopic

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários