Seguidores e testemunhas de Jesus Cristo

Com alegria e esperança, estamos celebrando o mês vocacional. Em comunhão com toda a Igreja no Brasil, nos unimos em oração perseverante e confiante pelas vocações. Trata-se de um convite para rezar sempre, promover o mandato do Senhor de suplicar pelos bons operários e operárias da messe. Ao mesmo tempo, somos chamados a sermos autênticos discípulos missionários, somos a Igreja de Jesus Cristo a serviço do Evangelho para a salvação do mundo. 

Neste ano, a Igreja, para nos ajudar a bem rezar e agir pelas vocações, nos propõe como tema “Cristo vive! Somos suas testemunhas”, e como lema: “Eu vi o Senhor” (Jo 20,18). A inspiração do tema vem do encontro de Maria Madalena com o Senhor vivo e ressuscitado. Ela se torna a primeira a anunciar a Ressurreição. É o que Jesus lhe diz: “Vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus” (Jo 20,17). Este é o grande anúncio pascal: Cristo vive, ressuscitou, Ele volta para o seu Pai, seu Deus. E assim Maria Madalena corre para anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”, e lhes narra a sua experiência do encontro com o Senhor, testemunha a sua fé. 

Que bela mensagem para todos nós neste mês vocacional. Assim como Maria Madalena reconheceu o Senhor e imediatamente o anunciou, também nós somos chamados a ser testemunhas de Jesus Cristo e do seu Evangelho. É nossa missão anunciar a todo o mundo que Cristo está vivo, ressuscitado. Também nós vimos o Senhor, o encontramos, Ele é o centro de nossa vida, experimentamos cada dia a sua presença amorosa. Sabemos que Jesus caminha conosco, fala conosco, nos alimentamos de sua Palavra e de seu Corpo, Ele é o Pão da Vida. Importante lembrar o que diz o Documento de Aparecida, a respeito da fé: “Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva” (DAp, 12). 

Anunciamos Jesus Cristo e somos suas testemunhas. Com Ele nos encontramos, o amamos, a nossa vida se transformou, tomou outro rumo, descobrimos nossa específica vocação, e missão. É o encontro com Jesus que nos aquece e nos faz seguir os seus passos. Na Palavra de Deus, alimentada pela oração, encontramos a fonte que nos sustenta e nos fortalece na caminhada vocacional. A descoberta da própria vocação e missão é garantida pela fé e fortalecida pelo encontro com o Senhor. Ele vem ao nosso encontro, como foi ao encontro de Maria Madalena. Ele confirma o chamado do Pai, para que possamos segui-lo com todo amor e na alegria. O encontro com Cristo é cheio de amor, cuidado, carinho, reciprocidade, compaixão e misericórdia. “Eu vi o Senhor”, eis a razão para seguir seus passos, assumir sua vida e missão, ser sua testemunha. Jesus é quem dá sentido pleno à nossa vocação e serviço na Igreja e para a salvação da humanidade. 

Que a oração pelas vocações aqueça nosso coração. A vocação é graça e missão. Jesus está vivo, nós o encontramos, com amor o testemunhamos. Que nos auxilie a Virgem Maria pela intercessão de São Paulo Apóstolo, nosso Padroeiro. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários