A traição de Judas aconteceu para que se cumprissem as Escrituras?

Eis a pergunta que recebi da Eva Rezende, do bairro do Tatuapé: “Gostaria que o senhor falasse sobre a traição de Judas. É verdade que esta traição foi profetizada por Jesus e, se não fosse Judas o traidor, seria outro? É verdade que esta traição teria que acontecer de qualquer jeito para que se cumprissem as Escrituras?”

Nossa, Eva, pensar que Deus pudesse criar alguém para ser traidor, para ser infeliz, para ser alguém de coração mal é um pecado contra a bondade, a ternura e a misericórdia divina. Judas planejou como quis a traição. Negociou esta traição. Combinou o preço. Sabia bem o que queria. Jesus chegou mesmo a provocá-lo para ver se ele mudava de ideia, quando o chamou de amigo e lhe disse: “O que você veio fazer aqui?”

Jesus não mexeu com a liberdade de Judas. Na Última Ceia, Ele também tentou demover Judas de seu intento. Alertou que sabia da armação de Judas quando molhou o pão na travessa de molho e lhe entregou. E no diálogo com o traidor, Jesus até mesmo disse algo como: “Você está decidido a fazer isso comigo, não é mesmo? Então, vá logo”.

Ninguém se pergunta por que Judas caiu em desespero? Caiu, sim, e por quê? Porque percebeu o terrível erro que tinha cometido e, em vez de pedir perdão, cometeu suicídio, que é a consequência máxima de um sentimento de culpa doentio.

Minha irmã, você acha que um pai gera um filho para ele ser infeliz? Você acha que um pai investe tudo num filho para que ele seja um crápula, um ladrão, um criminoso, um homem sem caráter? Se um pai da Terra não faz isso, como poderia fazer o Pai dos pais, que é Deus? Judas mostrou que não entendeu nada do que Jesus lhe tinha ensinado. O exemplo de Pedro, porém, é diferente: sua traição foi motivo para que ele chorasse amargamente, e Jesus não deixou de amá-lo.

É isso aí, minha irmã. Fique com Deus e que Ele abençoe você e sua família!

guest
30 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Luiz
Luiz
3 anos atrás

Padre, está escrito em Atos 1:15-20 o ato de Judas. E no versículo 25 diz que ele foi para o seu próprio lugar, isto é, o inferno. Judas não era filho de Deus, era filho do diabo (João 8:44-47), porque no 47 diz: “0Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.” Ou seja, Judas não era filho de Deus, era filho do maligno, como Caim (1João 3:12). Se a gente entender que, nesta terra, existem filhos de Deus e filhos do diabo, fica simples entender porque existem tantos crimes absurdos, tantos pessoas que contam friamente como cometeram assassinatos. João explica isso em 1Jo 3:10 Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.
Existem duas sementes nesta terra – os que são de Deus e os que são do diabo – Em Romanos 9:11-24, Paulo mostra claramente esta distinção e separação que o Senhor faz entre os vasos de honra e vasos de desonra, entre os vasos de ira (preparados para a perdição) e os vasos de misericórdia (preparados de antemão para a glória).
Veja que Deus diz: 13 ​Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú. 14 ​Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum!
E por que Deus se aborreceu de Esaú? Deus não se aborrece dos seus filhos. Ele se aborreceu de Esaú, porque Esaú era da perdição. E Jacó, mesmo com esse nome que significa enganador, Deus lhe mudou o nome para Israel, porque era filho de Deus e era a continuação da descendência de Abraão, nosso pai na fé.

Nárcio
Nárcio
3 anos atrás

A traição de Judas foi simplesmente para que se cumprisse o que estava escrito, se não fosse ele seria uma outra pessoa a cometer o erro de foi não arrepender-se… exemplo
do cego de nascença em João 9:1… Jesus disse aconteceu prar que se cumprisse a profecia.

Marcio
Marcio
2 anos atrás

Bom , se tem aqueles que realmente já são filhos do diabo logo vejo que a evangelização é inútil, pois se interpretarmos literalmente como estão comentando deduzimos assim: QUEM É é quem não é não é.

Leonardo Siqueira
Leonardo Siqueira
2 anos atrás

Olha, pela lógica bíblica, sim. Já havia uma profecia para um traidor. E de alguma forma Deus já teria até determinado e podia não ser o mudar, mas de alguma maneira tinha que vir o traidor. Agora, judas se precepitou ao tirar a vida por causa do remorso que sentiu por ter traído um inocente. Se Judas tivesse pensado Jesus faria dele um dos maiores apóstolos que andou sobre a terra. Mas além de tudo perdeu a salvação.

Francisco sale Horacio
Francisco sale Horacio
2 anos atrás

Concordo com último comentário,é exatamente isso que está estar escrito claro e não deixa dúvidas.

José de Ribamar Reis Nascimento
José de Ribamar Reis Nascimento
2 anos atrás

Gente bom dia. Vocês acreditam mesmo que o que foi acolhido pela comunidade cristã como texto canônico do AT, realmente contempla todo o conteúdo ao qual Jesus se refere como Escrituras? É claro que não. Muitas escrituras sagradas se perderam no tempo, inclusive por terem sido desprezadas e reputadas como profanas. Isto posto, desafio um estudioso achar no AT qualquer profecia que aponte a traição de judas iscariotes contra Jesus. Vamos lá, apontem.