Retiro quaresmal mobiliza jovens da Arquidiocese de São Paulo

Meditações foram conduzidas por Dom Carlos Lema Garcia e o Padre Anderson Guerra

Luciney Martins/O SÃO PAULO

No sábado, 4, cerca de 230 jovens de grupos, pastorais e novas comunidades participaram do retiro quaresmal em preparação para a Páscoa, promovido pelo Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo (SEJUSP), na Basílica Menor de Sant’Ana, na zona Norte da capital paulista. 

As meditações foram orientadas por Dom Carlos Lema Garcia, Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade e Referencial para o Setor Juventude, e pelo Padre Anderson Guerra, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santa Rosalía.

Nas pregações, aprofundou-se a importância da oração pessoal, do jejum, do sentido da Cruz e do sacramento da Reconciliação.

Também havia sacerdotes à disposição para o atendimento de confissões. Como gesto concreto do retiro quaresmal, os jovens doaram alimentos que serão destinados à Missão Belém. 

O retiro contou com a celebração da Via-Sacra, durante a qual os jovens meditaram sobre os passos de Jesus no caminho ao Calvário. Dom Carlos Lema refletiu sobre o mistério da Paixão a partir da vida e experiência dos jovens na sua vivência diária, dos desafios, alegrias e cruzes. A conclusão foi com missa, presidida pelo Purpurado, e concelebrada pelos Padres José Miguel Portillo, da Paróquia Santíssima Trindade, da Região Episcopal Brasilândia; Fabrício Mendes de Moraes, da Paróquia Santa Flavia Domitila, da Região Episcopal Lapa; Roberto Fernandes Lacerda, da Paróquia Menino Jesus, da Região Episcopal Santana; assistidos pelo Diácono Romulo Freire Barroso e seminaristas.

ENCONTRAR-SE COM CRISTO

Dom Carlos Lema ressaltou a importância de os jovens se reunirem para um momento de oração. “O retiro é um tempo para silenciar e ouvir a voz de Deus que fala ao coração. O retiro é subir a montanha para encontrar-se com Cristo”, disse, recordando o evangelho de Mc 9,2-10.

O Bispo Auxiliar exortou que os jovens dediquem um tempo para Deus. “A Quaresma é um convite à meditação da Paixão de Cristo, de exame de consciência pessoal, de penitência e confissão. Que bonito ver tantos jovens reunidos em uma tarde de oração, louvor e partilha de vida e experiências; momentos que enriquecem a fé, a espiritualidade e a fraternidade juvenil”, destacou.

Dom Carlos pediu aos jovens que guardem em seus corações a certeza de que, independentemente da cruz ou sofrimento que estejam enfrentando, “Cristo está sempre ao nosso lado, em todos os momentos. Busquem e confiem em Jesus em todas as situações”. 

Ele também convocou os jovens a manterem-se firmes no propósito quaresmal. “O propósito ajuda a fortalecer a fé e a renovar o sentido da cruz em nossas vidas; sejam generosos na penitência e no jejum; procurem não julgar, não condenar, não reclamar. Sejam verdadeiros cristãos na família, no trabalho e com os amigos”, disse, enfatizando que “todo jovem é apóstolo de outros jovens, para o rebanho de Jesus”. 

ITINERÁRIO DE FÉ

Padre Anderson Guerra, em sua pregação, ressaltou cinco práticas fundamentais para o itinerário de fé aos jovens e a todos os cristãos na vivência quaresmal. 

“A Quaresma é tempo propício para aprofundar a oração pessoal e comunitária; o jejum do pecado e de elementos materiais; a meditação da Palavra de Deus; a reza do Santo Terço e a participação da Santa Missa, – práticas que indicam e conduzem os cristãos no caminho da santificação”, pontuou o Sacerdote.

Para explicar o sentido da Cruz e o mistério da Paixão de Cristo, Padre Anderson citou Santo Tomás de Aquino: “Se procuras um exemplo de caridade, encontras na Cruz. Se procuras um exemplo de paciência, encontras na Cruz. Se procuras um exemplo de obediência, segue aquele que se fez obediente ao Pai até a morte. Se procuras um exemplo de humildade, contempla o Crucificado”. 

Por fim, o Sacerdote convocou os jovens ao gesto simbólico de beijar a Cruz de Cristo, comprometendo-se a serem fiéis ao chamado de Deus em suas vidas.

OS JOVENS E A QUARESMA

“Participar do retiro é um momento de graças e bênçãos. Deus fala ao coração e renova o vigor missionário para ir e anunciar Cristo aos irmãos”
(Tiago Pedroso, 15, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Região Santana).

“Estava com saudades dos encontros arquidiocesanos de jovens. Graças a Deus, estamos retornando após a pandemia. Como é bom encontrar amigos e conhecer novos jovens engajados na missão. Refletir a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo é uma jornada de fé que me impulsiona a ser fiel a Jesus, evangelizando e sendo evangelizada”. 
(Beatriz Silva Moreira, 20, da Paróquia Santíssima Trindade, da Região Brasilândia)

“Na Quaresma, em que a Igreja nos convida ao jejum, esmola e oração, o retiro é uma oportunidade de intensificar essas práticas no itinerário da própria santificação. E o testemunho de outros jovens engajados na vivência penitencial, fortalece a nossa fé e renova o compromisso na missão de amar e servir”. 
(Giuliana Novaes Pessighello, 23, Comunidade Canto de Maria)

“Durante a Quaresma, procuro estar mais perto de Deus por meio da oração, do jejum e da penitência. O retiro é uma possibilidade de encontrar outros jovens e compartilhar experiências de fé e conhecer novos amigos. Todos os dias, rezo o terço às 4h da manhã com outros jovens na internet, jovens evangelizando outros jovens!”.
(Joice Novaes Silva, 27, da Paróquia Santa Terezinha, da Região Brasilândia)

“Este retiro é a confirmação do infinito amor de Deus por nós. Uma oportunidade para silenciar e ouvir a voz de Deus que fala ao coração e nos convoca para a missão de carregar as nossas pequenas cruzes do dia a dia e anunciar a Palavra de Deus ao mundo”. 
(Rafaela de Alencar, 21, da Comunidade Católica Shalom)

“Toda vocação é dom de Deus. A presença dos vários carismas enriquece o retiro e, de modo especial, neste 3º Ano Vocacional é um convite para os jovens refletirem a sua vocação na Igreja. Estar junto aos jovens é ser presença de Cristo e também expressão da nossa missão de consagradas”. 
(Irmã Victória Queiroz Silva, 23, do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus)

“Sempre bom rezar na companhia de outros jovens. Ver o rosto jovem da igreja enche meu coração de alegria. Que possamos, nessa retomada pós COVID-19 nos encontrar mais vezes para expressar a nossa fé no Cristo que entregou sua vida por amor”.
(Guilherme Pereira Barbosa, 19, consagrado do Movimento Jovens Sarados)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários