Arquidiocese de São Paulo celebra seu patrono e o aniversário da cidade

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na manhã desta quinta-feira, 25, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu, na Catedral da Sé, a missa solene da festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, patrono da Arquidiocese, da cidade e do Estado de São Paulo. Na ocasião, também foi comemorado o 470º aniversário de fundação da capital paulista e os 70 anos de inauguração da Catedral da Sé.

A Eucaristia foi concelebrada pelos bispos auxiliares e padres da Arquidiocese e contou com a participação de autoridades civis e militares, entre os quais o prefeito Ricardo Nunes e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Também estiveram presentes representantes de igrejas de confissão cristã e de diferentes tradições religiosas.

CONVERSÃO  

Dom Odilo iniciou a homilia meditando sobre a experiência mística do apóstolo São Paulo, interpelado por Jesus no caminho para Damasco. Ao cair por terra e ouvir a vós de Cristo que lhe pergunta “Por que me persegues”, o então Saulo de Tarso indaga: “O que devo fazer, Senhor?”

“Saulo se deixa interpelar e, então, há a mudança de vida, de perseguidor dos cristãos, começa a sua vida de grande pregador missionário, aquele que leva o testemunho de Jesus mais longe do que todos os outros apóstolos”, afirmou o Arcebispo, acrescentando que, olhando para o exemplo do apóstolo, os cristãos aprendem a se perguntarem se realizam a vontade de Deus em suas vidas. “Este é o processo de conversão que todos nós precisamos fazer ao longo de toda a nossa vida”, completou.

CIDADE

Ao falar dos 470 anos de São Paulo, o Cardeal recordou a origem missionária da cidade. “Esta imensa metrópole, cheia de vida e dinamismo, com tantos problemas de todo tipo, mas também com imensas possibilidades, nasceu em 25 de janeiro de 1554, ao redor de uma humilde capela, de uma escolinha e das habitações bem simples dos indígenas, os primeiros habitantes destas terras”, destacou.

“Aqui, a poucos passos da Catedral e da Praça da Sé, os missionários da Companhia de Jesus, entre os quais São José de Anchieta, com as boas graças do cacique Tibiriçá e de sua filha Bartira, iniciaram sua obra de educação e evangelização, trazendo para cá o que de mais importante tinham para comunicar a eles: o Evangelho de Jesus Cristo e o caminho para a vida eterna”, continuou Dom Odilo.

O Cardeal Scherer lembrou, ainda, que a vocação originária dessa metrópole é o encontro de povos, culturas, religiões, propostas e experiências diversas de convívio social. “Somos herdeiros de uma história feita de muito trabalho, sofrimento, de valores e também de êxitos. Temos muito a agradecer pelo legado que nos deixaram as gerações que nos precederam”, afirmou.

“Hoje, está em nossas mãos a possibilidade de escrever páginas belas, dramáticas ou insignificantes, que deixarão a nossa marca para o futuro de São Paulo. Esta Cidade continua sendo desafiada, mais do que no passado, a ser acolhedora e respeitadora e justa para com todos, a promover o encontro dinâmico e frutífero de povos, culturas, religiões e pessoas de todas as condições sociais. A superar preconceitos excludentes e ideologias desintegradoras do tecido social e cultural”, exortou o Arcebispo.

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

PRESENÇA

“Como membros da Igreja de Cristo, presente em São Paulo desde os alvores de sua história, desejamos as mais ricas bênçãos de Deus à cidade de São Paulo. E recordamos que também Deus habita esta cidade imensa e tem amor aos seus filhos e filhas”, salientou Dom Odilo, completando que, como pessoas de fé e participantes da edificação cotidiana da cidade, os católicos desejam contribuir com seu esforço e convicções para que São Paulo se edifique como “espaço digno de todos os que a habitam, respeitoso da dignidade de cada cidadão, justa e solidária, especialmente para com os pequeninos e os deserdados dos bens da cidade e da cidadania”.

“Como testemunhas de Deus, coerentes com aquilo que cremos, desejamos que a Cidade que nos abriga seja orientada e edificada conforme projetos por nobres, que dignifiquem a vida de todos os seus habitantes”, frisou o Arcebispo pedindo a intercessão de São Paulo por toda a cidade.

No fim da celebração, o Dom Odilo anunciou que, nesta data, entraram em vigor os instrumentos referentes à renovação pastoral e administrativa da Arquidiocese de São Paulo. Além da readequação das regiões episcopais em decanatos, foram promulgados os novos diretórios para a Pastoral dos Sacramentos e da Formação Presbiteral, bem como as normas administrativas e financeiras da Arquidiocese.

Leia a reportagem completa na próxima edição impressa do jornal O SÃO PAULO.

Veja como foi a celebração:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários