Igreja Católica Armênia tem novo Patriarca

Dom Raphaël François Minassian adotou como nome de Sua Beatitude Raphaël Bedros XXI Minassian

Vatican Media

O Sínodo dos Bispos da Igreja Patriarcal da Cilícia dos Armênios, no Líbano, convocado pelo Papa Francisco, entre os dias 22 e 23, elegeu Dom Raphaël François Minassian, Arcebispo de Cesareia, na Capadócia, e ordinário para fiéis católicos armênios da Europa Oriental, como Patriarca da Cilícia dos Armênios.

O Patriarca eleito adotou o nome de Sua Beatitude Raphaël Bedros XXI Minassian e se tornou o sucessor de Krikor Bedros XX Ghabroyan, falecido em 25 de maio.

Escolha

Os bispos armênios católicos já haviam participado de um sínodo para a escolha do novo Patriarca, convocado no convento libanês de Nossa Senhora de Bzommar, que começou no dia 22 de junho.

As reuniões desse sínodo, porém, terminaram sem sucesso. Em 15 dias de encontros, nenhum candidato obteve dois terços dos votos dos 12 bispos participantes, o mínimo necessário para a eleição do novo Patriarca. Naquela altura, de acordo com o que estabelece o Código dos Cânones das Igrejas Orientais, as sessões do sínodo eletivo foram interrompidas, e o assunto foi encaminhado ao Papa, que convocou os bispos católicos armênios a Roma para participarem de um novo sínodo eletivo, realizado no Pontifício Colégio Armênio, sob a presidência do Cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais.

Em Roma

“Cada um de nós é convocado nestes dias como discípulos de Jesus depois da Ressurreição, na Galileia, lugar da primeira chamada e do discipulado, porque por meio de nós e das nossas escolhas, a Igreja Patriarcal da Cilícia dos Armênios pode experimentar um novo começo”.

Assim, o Cardeal Sandri dirigiu-se aos bispos da Igreja Armênia Católica durante a Divina Liturgia, celebrada no dia 20, em Roma, para invocar a assistência do Espírito Santo nos trabalhos do sínodo eletivo, convocado pelo Santo Padre para escolher o novo Patriarca.

Liturgia

A Divina Liturgia foi presidida por Dom Boutros Marayati, Arcebispo de Aleppo, na Síria, e Administrador da Igreja Patriarcal, e foi concelebrada por todos os bispos participantes do sínodo que já haviam chegado a Roma. Na homilia proferida durante a celebração eucarística, o Cardeal Sandri indicou com palavras eficazes o horizonte no qual os bispos católicos armênios são chamados a exercer sua responsabilidade eclesial, escolhendo um novo patriarca.

“Comecemos”, disse o Cardeal argentino entre outras coisas, “celebrando a Divina Liturgia, e continuaremos a nos alimentar do Sacramento do altar nestes dias, dizendo com um gesto concreto o primado que devemos e queremos dar a Cristo, superando toda lógica, pensamento ou alinhamento humano”.

Ele afirmou ainda: “Não podemos ignorar que essas dimensões existem, e seria hipócrita negá-las, mas somos chamados a nos perguntar até que ponto somos capazes de deixar que nosso raciocínio se transforme, colocando-o diante da luz de Cristo. Acreditamos que no altar, pela ação do Espírito Santo, os elementos da terra, como o pão e o vinho, são assumidos e transubstanciados, tornando-se presença de Jesus, que morreu e ressuscitou por nós. Nós, que somos ministros da Eucaristia constituídos, que invocamos a efusão do Espírito, às vezes corremos o risco de colocar limites ao Paráclito, mantendo em nós mesmos, em nossos corações ou em nosso julgamento dos outros, áreas onde o único critério é o pessoal ou, pior, o do espírito do mundo”.

São Gregório de Narek

Citando as invocações de São Gregório de Narek, o filho do Cristianismo armênio proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Francisco, “que não cessa em seus escritos de invocar o Senhor a partir da experiência das trevas e do pecado”, recordou o Cardeal Sandri que os bispos armênios se encarreguem de suas escolhas das íntimas urgências espirituais e pastorais que marcam a vida das comunidades armênias católicas espalhadas pelo mundo.

“A Igreja da Cilícia dos Armênios sabe que seus fiéis estão agora presentes em quase todos os continentes: os sofrimentos do passado e do presente, a procura de um lar estável e seguro, a fuga dos poderes que minaram a sua vida os levaram a se dispersar. Precisam de pastores que os conduzam, saibam como chama-los pelo nome, como faz o Bom Pastor descrito no Evangelho”.

Por isso, “o novo Patriarca não deve ser apenas Caput et Pater por definição tradicional. Cabeça apenas na medida em que pode tornar-se servo; Pai porque sentirá a responsabilidade por todos os seus filhos”.

Currículo

Sua Beatitude Raphaël Bedros XXI Minassian nasceu em 24 de novembro de 1946 em Beirute, no Líbano. Ele estudou no Seminário Patriarcal de Bzommar (1958-1967) e na Pontifícia Universidade Gregoriana (1967-1973), onde também estudou Filosofia e Teologia. Fez o curso de especialização em Psicopedagogia no Instituto Salesiano.

Em 24 de junho de 1973 foi ordenado sacerdote como membro do Instituto do Clero Patriarcal de Bzommar. De 1973 a 1982 foi pároco da Catedral Armênia de Beirute e, de 1982 a 1984, secretário do Patriarca Hovannes Bedros XVIII Kasparian. De 1984 a 1989 foi o responsável pela fundação da paróquia Santa Cruz, em Zalka, Beirute.

De 1975 a 1989, foi juiz do tribunal eclesiástico da Igreja Armênia em Beirute. Ele ensinou Liturgia armênia na Pontifícia Universidade de Kaslik, de 1985 a 1989, e em 1989 foi transferido para os Estados Unidos, onde trabalhou por um ano como pároco em Nova York. Posteriormente, até 2003, ele foi pastor para os católicos armênios na Califórnia, Arizona e Nevada.

Desde 2004 dirige a Telepace Armenia, da qual é fundador. Em 2005 foi nomeado patriarcal exarca de Jerusalém e Amã pelos armênios. Em 24 de junho de 2011, o Santo Padre o nomeou ordinário para os fiéis católicos armênios da Europa Oriental, atribuindo-lhe a sede titular de Cesareia, na Capadócia, e o título de arcebispo ad personam.

De 24 a 26 de junho de 2016, ele recebeu o Papa Francisco durante sua Viagem Apostólica à Armênia.

Fontes: Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé e Agência Fides

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários