Confira nossa versão impressa

‘A nossa fé tem como referência a Palavra de Cristo transmitida pelos apóstolos’

Disse o Cardeal Scherer, em missa na manhã desta sexta-feira, 3

‘A nossa fé tem como referência a Palavra de Cristo transmitida pelos apóstolos’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu missa na capela de sua residência, transmitida pelo Facebook da Arquidiocese e pela rádio 9 de Julho (AM 1600 kHz), na manhã desta sexta-feira, 3, dia em que a Igreja celebra a festa de São Tomé.

Na homilia, Dom Odilo expressou que ‘bem-aventurados são aqueles que creram, sem terem visto’, pois estão entre aqueles que não conheceram Jesus pessoalmente como os apóstolos, mas acreditam na sua Palavra e no seu testemunho.

DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO  

“No tempo de Jesus, tantos creram sem terem visto, ou acreditaram porque ouviram falar dos grandes sinais que Ele realizava, da Palavra que ele anunciava, do poder que Ele irradiava e de sua bondade. Ouviram falar de Jesus como sinal enviado por Deus para o meio do mundo. Eles tinham fé sem mesmo terem visto”, afirmou.

O Arcebispo de São Paulo lembrou que muitos creem por causa da Palavra e também pelo testemunho interrupto da Igreja, que há 2 mil anos, de geração em geração, testemunha a fé em Jesus.

“Uma geração vai passando para outra essa mesma fé. Portanto, somos uma comunidade que crê hoje como no princípio. Vez por outra, alguém começa a colocar problemas e a duvidar da fé, mas se reencontra na pregação dos apóstolos. A nossa fé tem como referência a Palavra de Cristo transmitida pelos apóstolos, das palavras que os apóstolos testemunham sobre Jesus” reiterou.

COM OS OLHOS DA FÉ

O Cardeal Scherer destacou que todos são convidados a buscar alimentar aquilo que acreditam, por meio do encontro com Jesus na pregação do Evangelho, nos sacramentos e na Eucaristia. O Arcebispo lembrou que Tomé queria ver para crer e, muitos ainda hoje desejam isso, mas é preciso enxergar com outros olhos.

“Ver para nós é uma graça, porém não é tudo, com os olhos físicos vemos alguma coisa, mas o mais importante ainda não vemos, pois o essencial está invisível aos olhos. Portanto, o mais importante é nós vermos com os olhos da fé, aquela visão interior que tem argumentos para crer.”

ACREDITOU E TESTEMUNHOU

Dom Odilo recordou que todos aqueles que ‘creem sem terem visto’, não precisam ter medo, pois não estão sozinhos, fazem parte da comunidade fé, a mesma dos santos, dos apóstolos, dos mártires, dos pastores e de tantos outros que se doaram pelo bem da Igreja e da humanidade. E concluiu, lembrando que Tomé não deve ser lembrado como o incrédulo, mas como aquele que acreditou firmemente.

“Após um momento de incredulidade, São Tomé passou no imaginário coletivo, infelizmente, como o apóstolo incrédulo. Mas não! Ele é apóstolo que acreditou e melhor expressou a sua fé. Muitos tem as suas dúvidas, mas quando descobrem os seus motivos de crer, mesmo ser ver, percebem a sua fé firme e profunda”, concluiu.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Cardeal Scherer: a fé é uma resposta a Deus, que vem ao encontro da humanidade

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, participou da XVI Semana Teológica da Faculdade de...

Uma congregação nascida na Itália e desenvolvida com os imigrantes no Brasil

Irmãs scalabrinianas completam 125 anos de atuação ao lado dos mais vulneráveis e daqueles que deixaram suas terras de origem

Sacramento da Crisma é celebrado em paróquias da Região Episcopal Sé

No domingo, 25, na Paróquia Santa Rosa de Lima, Setor Pastoral Perdizes, Dom Eduardo Vieira dos Santos,...

Presencialmente e on-line, devotos festejam Santo Antônio de Sant´Anna Galvão

Entre os dias 23 e 25, foi realizado na Igreja Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, no Mosteiro...

Missas e momentos de oração marcam a Semana Nacional da Vida

A Pastoral Familiar Regional celebrou a Semana Nacional da Vida, entre os dias 1º e 8, com...

Newsletter