Confira nossa versão impressa

‘Que Santa Teresa de Jesus nos ajude a seguir o caminho da santidade e da perfeição’

‘Que Santa Teresa de Jesus nos ajude a seguir o caminho da santidade e da perfeição’
450

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, na capela de sua residência, a missa desta quinta-feira, 15, memória de Santa Teresa de Jesus, religiosa e doutora da Igreja.

A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.  

Nascida em Ávila, na Espanha, em 1515, Teresa, ingressou na Ordem das Carmelitas, fez grandes progressos no caminho da perfeição e teve revelações místicas. Ao empreender a reforma da Ordem sofreu muitas tribulações, mas tudo suportou com coragem invencível. A doutrina profunda que escreveu nos seus livros é fruto das suas experiências místicas. Morreu em Alba de Tormes (Salamanca) no ano 1582.

Nesta data, também se comemora o Dia dos Professores. Por isso, Dom Odilo celebrou a eucaristia na intenção desses profissionais da educação, recordando que este foi um ano difícil, com escolas fechadas devido à pandemia, mas marcado pelo grande esforço de continuarem o trabalho à distância.

Na homilia, o Cardeal refletiu sobre o trecho da primeira leitura (Ef 1,1-10), na qual São Paulo se dirige a comunidade por ele fundada em Éfeso, na Ásia Menor, hoje, território da Turquia.

No início de sua carta aos efésios, o Apóstolo reflete sobre o mistério de Cristo e da Igreja, a redenção da humanidade e o plano divino da salvação.

“Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado”, escreveu São Paulo.   

Em seguida, o Arcebispo meditou sobre a vida e o exemplo de Santa Teresa e destacou o diz a oração litúrgica do dia: “Ó Deus, que pelo Espírito Santo fizestes surgir Santa Teresa para recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade”.

“Este caminho da santidade é para todos”, afirmou o Dom Odilo, reforçando que Santa Teresa inspira todos a se perguntarem sobre o sentido de suas buscas, em uma época marcada pela busca daquilo que é passageiro, efêmero, que satisfazem apenas o momento presente. “O que realmente buscamos? O que é aquilo que pode satisfazer a nossa sede?”, indagou.

“Que Santa Teresa de Jesus nos ajude a seguir os caminhos do Evangelho, da santidade e da perfeição”.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Novo documento do Vaticano ressalta o compromisso dos bispos pela unidade dos cristãos

“O Bispo e a unidade dos Cristãos: vademecum ecumênico” é o título do novo documento publicado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade...

Dom Jorge Pierozan conclui visitas pastorais na Região Santana

O Bispo celebrou na Paróquia Santa Joana D’Arc, no  Setor Pastoral Tremembé No domingo, 29 de novembro, Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar de São Paulo...

Paróquia Nossa Senhora das Graças realiza festa da padroeira na Brasilândia

As festividades foram encerradas com uma procissão luminosa e missa solene Com o tema “Maria, mãe da consolação e de todas as graças”, foi celebrada...

Governo cria Comitê Interministerial de Doenças Raras

Decreto está publicado hoje no Diário Oficial da União O governo federal criou o Comitê Interministerial de Doenças Raras, que funcionará no âmbito do Ministério...

Primeira pregação do Advento, Catalamessa: “irmã morte é fonte de vida eterna”

Nesta primeira sexta-feira do Advento, 4, iniciaram as meditações do pregador da Casa Pontifícia Raniero Cantalamessa, criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de...

Newsletter