Confira nossa versão impressa

‘A confiança na Palavra de Deus deve nos levar para além das nossas autoconfianças’

‘A confiança na Palavra de Deus deve nos levar para além das nossas autoconfianças’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta quinta-feira, 3, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, a Igreja celebra a memória de São Gregório Magno, Papa e doutor da Igreja. Nascido em Roma por volta do ano 540, tomou a carreira política, chegando a ser nomeado prefeito de Roma. Em seguida, abraçou a vida monástica, foi ordenado diácono e desempenhou o cargo de legado pontifício em Constantinopla. No dia 3 de setembro do ano 590 foi eleito Pontífice, cargo que exerceu como verdadeiro bom pastor no governo da Igreja, no cuidado dos pobres, na propagação e consolidação da fé. Escreveu muitas obras de Moral e Teologia. Morreu a 12 de março do ano 604.

PESCA MILAGROSA

O Evangelho do dia (Lc 5,1-11) narra a pesca milagrosa no mar de Genesaré. Na ocasião, Jesus disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. O discípulo, por sua vez, respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.

O texto destaca que os  pescadores apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. “A confiança na Palavra de Deus deve nos levar para além das nossas autoconfianças”, afirmou Dom Odilo, na homilia, ao se referir à atitude de Pedro. 

Diante do espanto dos pescadores, Jesus disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. Os pescadores, deixaram tudo e o seguiram.

O Cardeal ressaltou, ainda, que a palavra de Jesus é poderosa e tem autoridade. “Por isso, Pedro e seus companheiros largam tudo e seguiram o Senhor, confiaram em sua palavra a ponto de abandonarem aquilo que faziam. Também nós, devemos acreditar na forca da palavra de Deus na nossa vida”, afirmou.

ORAÇÕES PELO BRASIL E PELO LÍBANO.

No fim da missa, o Arcebispo recordou que o Papa Francisco convocou a realização de um dia de jejum e oração pelo Líbano na sexta-feira, 4. O país do Oriente Médio enfrenta uma crise política e econômica sem precedentes em sua história, agravada pelas explosões ocorridas em agosto, na capital, Beirute.

Em São Paulo, a data será marcada com um ato inter-religioso, na Catedral Maronita Nossa Senhora do Líbano, na Liberdade, às 10h.

Dom Odilo também destacou que a próxima segunda-feira, 7, feriado da Independência do Brasil, é ocasião de rezar pela pátria e pelo provo brasileiro.

“Nós queremos lembrar o nosso dever de cidadãos cristãos e católicos com o nosso país. Independentemente de quem governa, devemos superar os antagonismos e estar do lado nosso povo”, afirmou o Cardeal que, no domingo, 6, às 17h, presidirá uma missa na intenção da Pátria e do povo Brasileiro, na Catedral da Sé, transmitida pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Doação de Sangue: um gesto concreto em favor do próximo

Hemocentros de todo país se unem na campanha ‘Somos todos do mesmo sangue’, em vista do Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25...

A Igreja terá 128 novos beatos e 6 novos veneráveis Servos de Deus

O Papa autorizou a Congregação das Causas dos Santos a promulgar os decretos de 128 novos beatos e 6 novos veneráveis Servos de Deus...

‘O embrião é uma pessoa humana’, recordam bispos costarriquenhos

No País da América Central, legisladores debatem projeto de lei que busca reconhecer os direitos dos nascituros

No próximo sábado serão criados 13 novos cardeais

Dos 13 novos cardeais, dois não poderão participar das cerimônias por causa da emergência coronavírus: Dom Cornelius Sim, Vigário Apostólico de Brunei e Dom...

Dom Odilo: viver bem cada dia, na esperança de que o Senhor virá

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 24, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9...

Newsletter