Ordenação foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano na tarde do sábado, 14, na Paróquia São Pedro Apóstolo
Em missa realizada na Paróquia São Pedro Apóstolo, na Região Lapa, os religiosos da Congregação Rogacionista do Coração de Jesus (RCJ) Marcelo Ferreira Gonçalves Oliveira e Renan Pinheiro de Oliveira receberam a ordenação diaconal no sábado, 14, pela oração consecratória e imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo. Eles escolheram como lema “Eis que o semeador saiu a semear” (Mt 13,3).
Entre os concelebrantes estiveram Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga; o Padre Geraldo Tadeu Furtado, Superior Provincial dos Rogacionistas; e o Padre João Inácio Rodrigues, RCJ, Pároco.
A SERVIÇO DA PALAVRA, DA CARIDADE E DA EVANGELIZAÇÃO
Dom Odilo iniciou a homilia recordando que os diáconos estão a serviço da Palavra de Deus, da caridade e da evangelização. Ele destacou que a vocação primeira de todos e de cada um de nós é a vocação de filhos amados de Deus, antes das demais vocações, como ao sacerdócio, à vida consagrada e religiosa ou ao Matrimônio.
O Arcebispo afirmou, ainda, que uma vez que recebem a ordenação diaconal, “serão diáconos para o resto da vida, como ministros da caridade; que o diaconato permaneça para sempre no seu coração”.
“Que a Palavra de Deus habite em vocês e que vocês fiquem impregnados da Palavra de Deus”, exortou o Cardeal, que ao final da homilia pediu a Deus que “conceda muitos frutos à comunidade rogacionista em seu o carisma” que é de servir à Igreja e ao Povo de Deus trabalhando em favor das vocações.
Os agora Diáconos Marcelo Ferreira Gonçalves Oliveira e Renan Pinheiro de Oliveira devem receber a ordenação presbiteral em abril de 2024.
(Com informações da revista Rogate)
CONHEÇA MAIS SOBRE OS NOVOS DIÁCONOS
Marcelo Ferreira Gonçalves Oliveira nasceu em Cássia (MG), em 3 de setembro de 1983, e é filho de Itamar Ferreira de Oliveira e Nilma Gomes Gonçalves Oliveira (ambos in memoriam), tem duas irmãs, Tais e Talita e três sobrinhos. Cursou o propedêutico no Seminário São José, em Bauru (SP), onde ingressou em 2005. Em 2010, fez novamente acompanhamento vocacional em Passos (MG) e, em 2011, mudou-se para Curitiba e lá ingressou no Seminário João Paulo II, na etapa do aspirantado filosófico, e fez o postulantado. Em 2014, iniciou o noviciado no Seminário Santo Estanislau Kostka, mas afastou-se para cuidar de sua mãe. Em 2016, reingressou na congregação e, em 2017, foi enviado para a cidade de Presidente Jânio Quadros (BA), para reinserção na comunidade religiosa e atividades pastorais. Fez o noviciado em Brasília (DF), em 2018, e sua primeira profissão religiosa em fevereiro de 2019. Cursou Teologia na capital paulista, de 2019 a 2022, período em que também recebeu os ministérios de leitorato e acolitato. Concluída a etapa de Teologia, retornou a Presidente Jânio Quadros onde, em agosto último, professou os votos perpétuos.
Renan Pinheiro de Oliveira é natural de Formiga (MG), filho de Gilmar Henrique de Oliveira e Maria José Pinheiro de Oliveira e irmão de Débora Pinheiro de Oliveira. Iniciou sua caminhada vocacional no seminário Diocesano de Luz, em 2014, onde fez o propedêutico e os estudos filosóficos. Então conheceu a Congregação Rogacionista, em 2016, e ingressou no Seminário João Paulo I, em Passos (MG), para um período de convivência e conhecimento do carisma. Em 2017, foi para Presidente Jânio Quadros (BA), onde fez o postulantado e vivenciou mais intensamente o carisma em terra de missão, como também a vida religiosa consagrada. Fez o noviciado em Brasília (DF) e professou os primeiros votos em 2019. Cursou Teologia na capital paulista, residindo no Seminário São José – Centro Rogate do Brasil, período em que também desenvolveu atividades pastorais, fez renovações anuais dos votos religiosos e recebeu o leitorato e o acolitato. Atualmente, faz o seu ano de estágio pastoral na sede da Província Rogacionista São Lucas, em São Paulo (SP). Professou votos perpétuos em agosto último, na cidade de Jânio Quadros (BA).