Dom Odilo: Maria é Mãe de Jesus e discípula fiel da vontade de Deus

(Foto: Bruno Melo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa da memória da Apresentação de Nossa Senhora, neste sábado, 21. A Eucaristia, celebrada na capela de sua residência, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Festa da Apresentação de Nossa Senhora, que se refere a uma antiga tradição dos primeiros séculos do cristianismo que conta que a Virgem Maria, ainda adolescente, dedicou a sua vida a Deus, no Templo, preparando-se para a missão que receberia posteriormente, de ser a mãe do Salvador.

“Que pela intercessão de Nossa Senhora, também nós tenhamos a disposição de servir a Deus todos os dias, por meio de nossa vida”, afirmou Dom Odilo, no início da celebração.

Irmãos de Jesus

Na homilia, Dom Odilo meditou sobre o trecho do Evangelho do dia (Mt 12,46-50), que narra a cena em que, ao ser informado que sua mãe e seus irmãos vierem ao seu encontro, Jesus respondeu: “Todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

“Todos nós podemos ser irmãos de Jesus”, afirmou o Cardeal, explicando que Cristo não se referia aos laços da carne e do sangue, mas de todos aqueles que, como ele, fazem a vontade de Deus. De igual modo, os que buscam viver o Evangelho, podem ser como sua mãe, Maria, que entregou toda a sua vida a Deus.

O Arcebispo esclareceu, ainda, que a afirmação de Jesus não pode ser interpretada como uma atitude de menosprezo à sua mãe. Pelo contrário, ele faz um elogio a ela, reconhecendo-a como alguém que realiza a vontade do Pai. “A mãe de Jesus é também a discípula fiel que, antes mesmo de acolher o verbo de Deus em seu seio, para gerá-lo à humanidade, já o havia acolhido em seu coração”, acrescentou.

Educação religiosa das crianças

Dom Odilo destacou, ainda, que a memória celebrada nesta data é ocasião para refletir sobre a importância da educação religiosa das crianças e adolescentes nas famílias. “Quanto é importante que as crianças, desde pequenas, aprendam as coisas de Deus, familiarizem-se com os elementos da nossa fé e ouçam as histórias sobre a nossa fé”, enfatizou.

“A formação religiosa, que começa desde o lar tem o objetivo de ajudar as crianças e adolescentes a se sentirem parte da Igreja”, completou o Cardeal, ressaltando que a iniciação à catequese deve começar em casa, em família.

Por fim, o Arcebispo reforçou a necessidade de inserir as crianças na vida eclesial, levando-as às celebrações e atividades religiosas, para que a Igreja lhe seja um ambiente familiar da qual elas se sintam parte.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários