Em evento on-line, PUC-SP homenageia o educador Paulo Freire

Atividade foi realizada na noite da quinta-feira, 2, com a participação de personalidades públicas, da reitora da universidade e do Cardeal Scherer

Como parte das comemorações dos centenários dos nascimentos de Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo de São Paulo entre 1970 e 1998, e do educador Paulo Freire, a Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) realiza a série de eventos Centenário Dois Paulos.

Na quinta-feira, 2, a atividade foi em homenagem ao educador Paulo Freire, morto em 1997. A conferência on-line foi aberta pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e grão-chanceler da PUC-SP; e a Profa. Dra. Maria Amalia Pie Abib Andery, reitora da PUC-SP.

Ao saudar os participantes, Dom Odilo comentou que Paulo Freire deixou marcas profundas na cultura e na educação brasileira.

“Pessoalmente, não cheguei a conhecer Paulo Freire, mas tenho grande admiração por ele, por aquilo que li e dele ouvi, portanto alegro-me por essa sessão de homenagem a Paulo Freire e o  centenário de seu nascimento. Desejo que seja em momento agradável de recordação de sua vida. As homenagens nunca são apenas um recordar, mas, sim, um recordar para nos projetarmos para frente a partir de alicerces sólidos”, comentou.

O Arcebispo recordou que a PUC-SP, que em 2021 completa 75 anos de existência, tem uma missão educadora e que a educação é fundamental para a sociedade e prepara as pessoas para que tenham valores com os quais contribuam para a convivência com múltiplas ações e pensamentos.

Durante o evento, moderado por Luciana Dias, advogada do Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns, os seguintes convidados falaram sobre Paulo Freire: Mario Sergio Cortella, educador, escritor, ex-professor da PUC-SP e ex-secretário de Educação da cidade de São Paulo; Luiza Erundina, deputada federal, ex-prefeita de São Paulo, ex-professora da PUC-SP e autora da lei que conferiu a Paulo Freire o Título de Patrono da Educação Brasileira; Ana Maria Saul, professora titular da PUC-SP e coordenadora da Cátedra Paulo Freire na PUC-SP; e Eliete Santiago, professora, pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora da Cátedra Paulo Freire na UFPE.

Na quarta-feira, 8, das 19h às 21h, a PUC-SP realizará a conferência “Dom Paulo Evaristo Arns e a PUC-SP: autonomia e compromisso social”, que será transmitida pelo YouTube: https://www.youtube.com/tvpuc.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários