Há 90 anos, Paróquia Nossa Senhora Aparecida é presença evangelizadora em Moema

Ao celebrar nove décadas, comunidade paroquial reforça compromissos em testemunhar a fé, a caridade e a esperança cristã

Anunciar o Evangelho, ser espaço de louvor a Deus e de testemunho da caridade são as missões da Paróquia, ressalta o Cardeal Odilo Pedro Scherer na missa do jubileu, dia 29
Fotos: Pascom Paroquial

Em um contexto de carência e de busca pela paz, reflexo dos impactos da Revolução Constitucionalista de 1932, e em meio à expansão da cidade de São Paulo, era erigida em 29 de outubro de 1933 a Paróquia Nossa Senhora Aparecida para atender espiritual e sacramentalmente os habitantes do bairro Indianópolis em ascensão, hoje bairro de Moema.

Desde então, muitos fiéis se dirigem à matriz paroquial para pedir e agradecer o auxílio e a intercessão de Nossa Senhora Aparecida em suas necessidades.

A dinâmica pastoral e sacramental da Paróquia é marcada pela celebração da Eucaristia; atendimento diário de Confissões; celebrações de batizados comunitários duas vezes por mês; Catequese para crianças, jovens e adultos; pastoral dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, da Liturgia, dos coroinhas e acólitos; e ações dos grupos de Vicentinos, de jovens, do Apostolado da Oração e da Renovação Carismática Católica, entre outros.

No domingo, 29 de outubro, os fiéis celebraram os 90 anos de criação da Paróquia, participando da missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, e concelebrada pelos Padres Samuel Alves Cruz, SDC, Pároco; Francisco Sydney de Macêdo Gonçalves, Superior Provincial da Sociedade do Divino Salvador (SDS); e Marciel Oswaldo Cruz, SDC.

CASA DE ORAÇÃO

Foram a fé e a devoção a Nossa Senhora Aparecida que levaram os fiéis a escolhê-la como padroeira. O casal Antonieta e Raul Loureiro foi o pioneiro e grande incentivador da construção da igreja e da devoção mariana no bairro.

Após muitos pedidos da comunidade paroquial ao então Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, este autorizou que a Paróquia tivesse Nossa Senhora Aparecida como padroeira. Naquela época, a basílica nacional, em Aparecida (SP) pertencia à Arquidiocese de São Paulo, e por isso a resistência inicial do Prelado em ter dois templos dedicados à Padroeira do Brasil.

Desde sua fundação, a Paróquia é administrada pelos sacerdotes da Sociedade do Divino Salvador, os Salvatorianos, que viabilizaram os primeiros passos da construção e organização da vida pastoral e social da igreja.

A imagem de Nossa Senhora que se encontra no altar mor é a mesma utilizada na procissão da Praça da Sé até à Igreja de Santa Ifigênia, em 7 de setembro de 1932, cuja intenção era pedir a paz em meio à Revolução Constitucionalista.

AÇÃO EVANGELIZADORA

Na homilia, Dom Odilo recordou que celebrar os 90 anos da Paróquia é recordar que a Igreja está em contínuo crescimento e expansão; que permanece viva e atuante em sua missão de anunciar o Evangelho, conduzir os fiéis à santidade de vida e testemunhar a caridade.

O Purpurado destacou as três principais missões da Paróquia. “Primeiro, anunciar o Evangelho e despertar para a fé, ser espaço onde ressoa a Palavra e os ensinamentos de Cristo; segundo, ser espaço de louvor a Deus e santificação mediante o acolhimento e vivência dos sacramentos; e terceiro, ser lugar de testemunho da caridade, do amor e da esperança, por meio da ação pastoral que cuida da humanidade, de modo particular, dos doentes e dos pobres”, frisou.

O Cardeal Scherer salientou que a exemplo de Cristo, a Igreja “está no mundo para ser sinal e para testemunhar por meio da ação evangelizadora a verdade do Evangelho”.

Dom Odilo incentivou a comunidade que ruma ao centenário de fundação a ser sempre uma comunidade pastoral que promova a dignidade humana, alicerçada na caridade e na doação. “Caminhem com os olhos fixos em Jesus e na certeza de que Deus habita essa cidade”, finalizou.

As ações sociais e caritativas, a propósito, são uma marca da comunidade na qual há um serviço permanente de doação e distribuição de cestas básicas para famílias carentes; mensalmente é realizada uma campanha de doação de 1,3 mil pães que são preparados em lanches e revertidos para as pessoas assistidas pelo Sefras – Ação Social Franciscana. Também há iniciativas de promoção humana, tais como doações de materiais escolares no início do ano escolar e de brinquedos para as crianças por ocasião do Natal.

A MÃE PERTO DO POVO

“Estamos agradecidos pela dedicação e empenho de tantas pessoas que fazem a nossa comunidade, tantas vidas doadas que por meio da vivência da Palavra, do cuidado pastoral, da preparação e celebração dos sacramentos que mantêm o ardor missionário vivo e dinâmico. Há 90 anos, estas paredes são testemunhas de preces, orações, súplicas e louvores de gratidão a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida – a mãe que sempre está perto do seu povo”, enfatizou Padre Samuel.

O Sacerdote recordou que durante este ano jubilar, muitas iniciativas foram concretizadas: a reforma da parte estrutural e restauração da pintura da cúpula; lançamento do novo guia de noivos; celebração do rito de dedicação da igreja e do novo altar, no mês de maio; iluminação externa da cúpula e da torre principal; restauração da imagem histórica da padroeira, com uma campanha para arrecadar fundos; a feta da padroeira alusivas ao ano jubilar, entre outras ações.

O Pároco mencionou que a paz foi a motivação para a construção do templo e atualmente um dos pedidos à padroeira é “pela paz no mundo, para que cessem os conflitos, que nos fazem sempre perdedores e minam tantas vidas inocentes, especialmente no embate entre Rússia e Ucrânia, e Israel e Hamas. Que não falte a paz em nossos lares, em nossas consciências e em nossos corações”, finalizou.

PARA AMAR E SERVIR

Jair Mendes Ferreira é coordenador da Pastoral Social e da Caridade, membro do Conselho Administrativo e Econômico (CAE) e paroquiano há 40 anos. Ele destacou que a Paróquia é um espaço de oração e ação: “Aqui vivemos a experiência da fé e da ação concreta de saciar a fome e resgatar a dignidade por meio das ações caritativas”.

Claudia de Souza é coordenadora da Catequese. “Meus pais eram paroquianos desta igreja. Aqui cresci, recebi os sacramentos e sirvo com muito amor. Nosso maior desafio é trazer as novas gerações para a participação e atuação concreta na dinâmica pastoral”, comentou.

José Marcos Gonzales é coordenador da Liturgia, membro do CAE e participa da Paróquia há 30 anos. “Somos uma família unida que tem a missão de amar e servir”, destacou o arquiteto que colaborou nas reformas do templo.

Teresa Geribello é coordenadora da Pastoral da Comunicação. “Somos uma comunidade viva e unida na busca de evangelizar e atrair mais pessoas para a messe do Senhor”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários