Romaria Arquidiocesana a Aparecida acontece neste domingo, 2

Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu missa no Santuário Nacional às 12h. Fiéis acompanharam a celebração pelas mídias sociais do Santuário e da Arquidiocese de São Paulo, bem como pela TV Aparecida e a rádio 9 de Julho

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO (Arquivo)

Aconteceu no domingo, 2, a 120a Romaria Arquidiocesana a Aparecida, este ano com o tema “A ti recorremos, Mãe Aparecida, nosso consolo e esperança”.

Às 12h, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu missa no Santuário Nacional, concelebrada pelos bispos auxiliares da Arquidiocese. Também participaram da romaria alguns padres e leigos, representando as seis regiões episcopais da Arquidiocese.

Os fiéis paulistanos estiveram unidos em comunhão e oração a esse momento de fé e devoção à Padroeira do Brasil, com a ajuda das mídias digitais e da televisão.

.

Uma longa história de comunhão

Em 1717, quando foi encontrada a imagem da Padroeira do Brasil, todo o estado de São Paulo pertencia à então Diocese do Rio de Janeiro. Com a criação da Diocese de São Paulo, em 1745, que depois foi elevada a Arquidiocese, em 1908, Aparecida passou a fazer parte de seu território. Somente em 1958 foi criada, pelo Papa Pio XII, a Arquidiocese de Aparecida, tendo como primeiro Arcebispo o Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, até então Arcebispo de São Paulo.

Dom Duarte Leopoldo e Silva, em 1908, obteve do Papa Pio X a concessão do título Basílica Menor para a primeira igreja construída em 1745 em Aparecida, popularmente conhecida como Basílica Velha. Na ocasião, Dom Duarte também celebrou a dedicação do templo.

Até a chegada dos primeiros missionários redentoristas, em 1894, o atendimento pastoral e espiritual da Basílica de Aparecida ficou aos cuidados do clero da Diocese de São Paulo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários