Santana: Vicentinos festejam os 190 anos do início da Sociedade de São Vicente de Paulo

Pedro Rosolen

O domingo, 23, foi um dia especial para os Vicentinos do Brasil e do mundo. Neste dia, no ano de 1833, um grupo de jovens católicos, liderados por Antônio Frederico Ozanam, fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo, um movimento de leigos católicos que se dedicam ao serviço de Cristo na pessoa dos irmãos mais necessitados, formando assim a rede de caridade sonhada por Ozanam e seus companheiros.

Os Vicentinos das Regiões Santana, Brasilândia e Lapa comemoraram a data com uma missa na Paróquia Santa Cruz, Setor Mandaqui, seguida de uma confraternização pelos 190 anos de fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo.

A SERVIÇO DO IRMÃO QUE SOFRE

A Sociedade de São Vicente de Paulo foi fundada em 1833, em Paris, na França, por seis jovens universitários católicos, entre os quais o Beato Antônio Frederico Ozanam.

Trata-se de uma organização civil de cristãos leigos dedicada ao serviço da caridade. Tem como objetivo aliviar o sofrimento das pessoas carentes. A SSVP está presente em 150 países, auxiliando diariamente cerca de 30 milhões de pessoas, por meio da dedicação dos cerca de 800 mil confrades (homens) e consócias (mulheres).

No Brasil, a SSVP surgiu em 1872 e hoje conta com cerca de 20 mil conferências, com aproximadamente 153 mil membros.

PATRONO DA MARCHA

O Beato Frederico Ozanam nasceu em 1813, em Milão na Itália. De família católica, desde cedo sentia-se incomodado com as realidades de pobreza à sua volta. Em 1833, com apenas 20 anos, fundou, em Paris, com seis companheiros, as Conferências de São Vicente de Paulo, com a missão de visitar as famílias carentes e cultivar nelas a espiritualidade cristã.

Marido e pai, professor e literato, e leigo comprometido, dedicou sua vida ao serviço caritativo às pessoas pobres e à expansão das conferências vicentinas no mundo.

Faleceu em 8 de setembro de 1853, aos 40 anos, e foi beatificado em 1997 por São João Paulo II.

Por Pedro Rosolen e Redação

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários