A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou um novo boletim na manhã da segunda-feira, 5, informando que o Papa Francisco está em boas condições após a cirurgia ocorrida na noite de domingo, 5.
“Sua Santidade o Papa Francisco está em boas condições gerais, atento e respirando espontaneamente. A cirurgia para estenose diverticular realizada na noite de 4 de julho envolveu uma hemicolectomia esquerda e durou cerca de 3 horas”, disse Bruni.
Hemicolectomia é o termo usado para a retirada de uma parte do intestino grosso (cólon). A doença diverticular ou diverticulite é uma condição do sistema digestivo relacionada a pequenas saliências ou bolsas (divertículos) que se formam com a idade na parede do intestino grosso.
Conforme informou o diretor da Sala de imprensa da Sanda Sé, Matteo Bruni, a intervenção cirúrgica já estava programada par ao período de férias do Pontífice, iniciado no dia 1º.
Quanto à permanência do Papa no Hospital Gemelli, a nota diz que é prevista “uma internação de cerca de 7 dias, salvo complicações”.