Por que nem todos os padres fazem votos de pobreza?

Hoje respondo à dúvida da Maria da Silva, de São Mateus: “Padre, gostaria de saber se o voto de pobreza é feito por todos os sacerdotes? Fica a critério de cada um aderir ou não?”. 

Minha irmã, os religiosos, isto é, os padres que pertencem a uma ordem ou congregação religiosa, renunciam aos bens deste mundo, pelo voto de pobreza; renunciam à sua vontade para querer só o que Deus quer, pelo voto de obediência; e renunciam à sexualidade humana, para amar todas as pessoas com um amor maior. 

Os padres diocesanos não fazem votos. Eles fazem uma promessa solene de simplicidade de vida, obediência ao bispo e castidade, por meio do celibato. Mas sejam diocesanos, sejam religiosos, os padres são chamados a viver a pobreza, a obedecer ao superior, e renunciam à paternidade de poucos pela paternidade de muitos. 

Não vive bem seu sacerdócio quem não faz as três renúncias. Vale dizer também que nenhum padre renuncia ao amor. O celibato e a castidade são assumidos em função de um amor maior. 

Gostei da pergunta. Ela faz lembrar que ninguém é forçado a fazer um voto ou uma promessa. Votos e promessas são livremente assumidos. O sacerdócio que, para muitos, parece um fardo pesado é, na verdade, uma fonte de serena alegria. 

guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Maria da Conceição Albino
Maria da Conceição Albino
1 ano atrás

Estava pesquisando para aula de catecismo, este poste me ajudou.
Obrigada

Maria dos Reis
Maria dos Reis
1 mês atrás

Conhecimento necessário para valorizar a vocação do homem que se propõe viver a missão do Sacerdote.

Bob Sinclar
Bob Sinclar
15 dias atrás

Gostei muito da matéria e seria muito legal realmente se na realidade fosse assim mesmo! Moro do lado de um Padre da igreja católica, e realmente não vejo simplicidade alguma nem na casa, nem no estilo de vida, vestes, carros e pasmem, ele vive uma relação homoafetiva, então a minha dúvida, a castidade por meio do celibato, é somente com mulheres? Podem viver uma vida conjugal com outros Homens ?

Bob Sinclar
Bob Sinclar
15 dias atrás

Era um católico praticante, amigo do Padre da igreja q frequentava, mas depois de um comentário de desprezo aos pobres da igreja q eu frequentava, o meu vizinho Padre da igreja católica fez comentário de desprezo aos Pobres, juntou com tudo q via desse meu vizinho Padre, uma vida regada de riqueza junto ao companheiro dele, então comecei a desacreditar da igreja católica, pois se um Padre q deve dar exemplo, faz tudo ao contrário! A vida que ele leva, não é condizente ao salário de um Padre