Dom Odilo: ‘Colocamos os trabalhos do Celam nas mãos de Nossa Senhora de Guadalupe’

Cardeal Scherer e membros do Celam peregrinam à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, no México (foto: Celam)

Durante o encontro da  presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) com os membros dos centros pastorais da entidade, entre os dias 14 e 16, na Cidade do México, houve uma peregrinação à Basílica  de Nossa Senhora de Guadalupe.

Diante da padroeira da América Latina, o grupo confiou à intercessão da Virgem Maria o caminho de renovação do organismo eclesial continental.

“A visita ao camarim da Virgem de Guadalupe foi um momento muito especial para aqueles de nós que participamos deste encontro do Celam” , afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e 1º Vice-Peresidente do Conselho Episcopal, detalhando que foi, em primeiro lugar, “uma profunda experiência pessoal poder participar na vida de fé do povo mexicano, que vem ao encontro da Virgem de Guadalupe para dirigir-lhe o olhar e as necessidades”.

LEIA TAMBÉM:
Celam traça seus próximos passos na perspectiva da sinodalidade

Papa ao Celam: ‘Não deixemos de escutar o que o Espírito Santo nos sugere’

‘Não temas’

“Também dirigimos a ela [Nossa Senhora] nosso olhar como representantes do Conselho Episcopal Latino-Americano, colocando em suas mãos o trabalho que estamos desenvolvendo e dirigindo para o bem de toda a Igreja na América Latina e no Caribe, assim como a Assembleia Eclesial que temos pela frente a tantos projetos e situações que, como Igreja, vivemos e acompanhamos no meio de nossos povos”, acrescentou o Arcebispo.

O Cardeal Scherer ressaltou que a Virgem de Guadalupe continua a repetir para os povos da América Latina as palavras que disse quando apareceu ao indígena São Juan Diego “Não tenhas medo, sou eu, sua mãe”.

“Não devemos desanimar nem temer, mas confiando na Palavra de Deus e com a constante presença e intercessão de Maria, podemos continuar, avançar e cumprir a missão da Igreja que Jesus nos confiou neste continente… Temos a certeza de que com a graça de Deus todo este trabalho, a missão da Igreja continuará produzindo muitos e bons frutos”, disse o Purpurado.

Presidência do Celam, em visita à sede da Conferência Episcopal Mexicana (foto: Celam)

Visita à Conferência Episcopal

O encontro dos membros do Celam com a padroeira da América Latina e do Caribe foi precedido de uma visita à Sede da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), onde foram recebidos por Dom Alfonso Miranda Guardiola, Bispo Auxiliar de Monterrey e Secretário Geral da entidade.

Nesta segunda, começou a Assembleia Extraordinária do Celam, que tem como principal objetivo a provação do novo Estatuto da entidade, etapa importante do processo de restruturação o Conselho Episcopal.

(Com informações de Celam)

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter