Exposição ‘Memória Paulistana’ poderá ser visitada na Catedral da Sé

Obras são de autoria da artista plástica Cristiane Carbone

Exposição ‘Memória Paulistana’ poderá ser visitada na Catedral da Sé
Pintura retratata a Catedral da Sé (acervo de Cristiane Carbone)

Será inaugurada no domingo, 23, às 12h, na Catedral da Sé, a exposição “Memória Paulistana”, de autoria da artista plástica Cristiane Carbone.

As obras poderão ser vistas até 6 de março na Igreja mãe da Arquidiocese de São Paulo. A exposição ocorre no contexto das comemorações dos 468 anos da cidade de São Paulo, a ser celebrado na terça-feira, 25, e do centenário de nascimento do Dom Paulo Evaristo Arns (1921-2016), Arcebispo Metropolitano entre 1970 e 1998.

SOBRE A EXPOSIÇÃO

A exposição “Memória Paulistana” tem o objetivo de preservar a memória de São Paulo, em um trabalho de reconstrução e conservação da história.

Em cada obra – óleo sobre tela –, a artista resgata e devolve à população aspectos históricos que, por vezes, se perderam, proporcionando conhecimento sobre a formação e transformação dos pontos culturais, bem como a valorização do patrimônio cultural da capital.  São imagens de São Paulo a partir de 1862, percorrendo os períodos colonial, imperial e republicano.

“O projeto surgiu no momento em que percebi as constantes mudanças da cidade e a falta de registro desses acontecimentos. Resgatar e registrar esses fatos são essenciais para manter o legado histórico das novas gerações”, afirmou Cristiane em entrevista ao O SÃO PAULO em dezembro de 2021. Na ocasião, suas artes estavam expostas na sede do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Exposição ‘Memória Paulistana’ poderá ser visitada na Catedral da Sé

Deixe um comentário